O Dispositivo Analítico como Produção Artística

Conteúdo do artigo principal

Veigma Lacerda E Silva
Denizye Aleksandra Zacharias

Resumo

Resumo: o presente estudo tem como objetivo a tentativa de cotejar as produções artísticas à arte interpretativa da Psicanálise, bem como a posição do analista e analisante no enlace da transferência com o fazer do artista via sublimação. Trata-se de discutir sobre os propósitos da experiência analítica que possibilita ao sujeito aprender algo dos efeitos desta produção artística singular. Isto será possibilitado através de teorias freudianas e de fragmentos de atendimentos clínicos realizados no CEPSI. Apesar das dificuldades concernentes à elaboração do trabalho de natureza psicanalítica, acredita-se na possibilidade de lograr êxito quanto ao desejo de dizer sobre arte e Psicanálise.
Palavras-chave: Transferência. Analista. Artista. Arte. Sublimação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
E SILVA, V. L.; ZACHARIAS, D. A. O Dispositivo Analítico como Produção Artística. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 25, n. 1, p. 83–92, 2015. DOI: 10.18224/frag.v25i1.4159. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4159. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Veigma Lacerda E Silva, PUC Goiás

Mestranda em Psicologia pela PUC Goiás. Graduada em Psicologia pela PUC Goiás. Bailarina da Cia de Dança Noah da Coordenação de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás.

Denizye Aleksandra Zacharias, PUC Goiás

Professora-orientadora do artigo. Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Coordenadora da Área de Desenvolvimento e Escolar do Departamento de Psicologia e Supervisora de Estágio Clínico em Psicanálise