Comportamento do Consumidor: uma introdução ao Behavioral Perspective Model (BPM)

Lauro Eugênio Eugênio Guimarães Nalini, Michel de Melo Cardoso, Sinthia Rodrigues Cunha

Resumo


Resumo: conhecimento psicológico tem sido aplicado ao estudo do comportamento do consumidor. Vários modelos teóricos coexistem, embasados nas principais abordagens epistemológicas da área. A elaboração apresenta os conceitos do Behavioral Perspective Model (BPM): cenário do comportamento do consumidor, história de aprendizagem do consumidor, reforço e punição utilitários, reforço e punição informativos. A noção “operantes de consumo” permite verificar o potencial do modelo para aplicações tecnológicas em marketing.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Abordagem cognitiva; Abordagem comportamental; Contingência de reforço; Marketing

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v23i4.2976

Rodapé - Fragmentos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


FRAGMENTOS DE CULTURA | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | Instituto de Filosofia e Teologia | Sociedade Goiana de Cultura | e-ISSN 1983-7828 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

Visitantes - (04/09/2017 - 03/12/2019)

Fonte: Google Analytics.