A Escola de Frankfurt: esclarecimento ou mistificação das massas?

Conteúdo do artigo principal

Lázaro Aparecido Silva

Resumo

O Esclarecimento, correlato da filosofia iluminista na Alemanha, tinha como meta a libertação do ser humano do medo, da ignorância e das potências míticas por meio da razão. Corresponde ao longo processo de secularização do pensamento que começa na antigüidade grega e tem seu apogeu nos séculos XVII e XVIII. Na modernidade, essa forma de conhecimento, consagrada pelo Iluminismo, vê-se mergulhada em uma nova modalidade degradada de mistificação, na medida em que a instrumentalização da razão, aliada ao poder do capital, traduz-se em nova forma perversa de dominação. Essa razão instrumentalizada perpassa todo o tecido social, memo em seus aspectos mais recônditos e insuspeitos: a política, a ciência, a escola, a família, a sexualidade etc., tendo na indústria cultural o seu mais poderoso veículo para a imposição desse novo aparato ideológico de dominação e controle das massas. Assim, o que se constata na modernidade é que as luzes converteram-se em trevas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, L. A. A Escola de Frankfurt: esclarecimento ou mistificação das massas?. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 11–28, 2008. DOI: 10.18224/frag.v17i1.258. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/258. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles