Parábolas e Alegorias: uma junção nos cristianismos originários

Conteúdo do artigo principal

Robson Pedro Véras

Resumo

Resumo: o artigo Parábolas e Alegorias: Uma Junção nos Cristianismos
Originários, parte com o objetivo de mostrar ao leitor a diversidade social em que Jesus estava inserido, apontando as diferentes formas de propagação do Reino de Deus, no contexto da Galiléia com Parábolas e na perspectiva dos grandes centros urbanos da época, no caso Antioquia
ou Jerusalém com as Alegorias. Para isso, o texto é apresentado em quatro partes: a primeira parte - Parábolas e Alegorias: Uma Forma de Análise das Escrituras Sagradas - mostra ao leitor a diferenciação entre Parábolas e Alegorias e a integração de ambos. A segunda parte - Parábola e Alegoria: Do Simples ao Complexo - percebendo um problema semântico e lógico do conhecimento alegórico. A terceira parte - Parábolas e Alegorias: A Construção Social de Jesus na Galiléia - remonta Jesus como ser histórico e político e o quarto tópico - Parábolas e Alegorias: do Campo a uma Nova Prática na Cidade - temos uma ideia da diversidade epistemológica dos ensinamentos de Jesus.

Palavras-chave: Parábola. Alegoria. Semente. Evangelho. Campo. Cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VÉRAS, R. P. Parábolas e Alegorias: uma junção nos cristianismos originários. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 4, p. 613–625, 2012. DOI: 10.18224/frag.v21i4.2233. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/2233. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos / Articles