A AÇÃO DIALÓGICA DE PAULO FREIRE E OS PROCESSOS FORMATIVOS EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIA

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Aldimar Jacinto Duarte

Resumo

No presente artigo busca-se analisar a importância de os intelectuais (lideranças/educadores) em se fundamentarem na perspectiva teórica e metodológica de Paulo Freire, em especial no que concerne à ação dialógica, enquanto processo de enfretamento ao desmonte da democracia no Brasil nos últimos anos. A pesquisa, fundamentada em Paulo Freire e outros autores que analisaram e analisam criticamente a realidade brasileira e os processos de construção/desconstrução da democracia no mundo ocidental, conclui que o processo efetivo de resistência está no diálogo solidário e humilde junto ao povo, por meio do envolvimento radical e dialógico com os excluídos na luta pela defesa dos direitos humanos, da democracia, da cidadania ativa e da justiça social como valores inalienáveis, em todos os espaços sociais.

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Como Citar
DUARTE, A. J. A AÇÃO DIALÓGICA DE PAULO FREIRE E OS PROCESSOS FORMATIVOS EM CONTEXTOS DE RESISTÊNCIA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 4, p. 759–771, 2022. DOI: 10.18224/frag.v31i4.12138. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/12138. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Aldimar Jacinto Duarte, PUC Goiás

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1995), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.. É Professor do Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da PUC Goiás e, pesquisador nas áreas de juventude e, história e memória em: EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais.

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