A CONSTRUÇÃO DA SANTA-MÃEZINHA E A MATERNIDADE DA MULHER NEGRA NO BRASIL COLÔNIA

Conteúdo do artigo principal

Rosemary Francisca Neves Silva
Gabriela Silva Carvalho

Resumo

Durante o processo de colonização do Brasil, adestrar a mulher fazia parte do projeto civilizatório, e este adestramento se fez a serviço da colonização. O projeto colonial de normatização da mulher atravessava todos os aspectos, inclusive o da maternidade, que deveria ser utilizada a serviço do processo de povoamento da colônia. Porém, as mulheres da colônia não formavam um grupo homogêneo. E sabe-se que, na maioria dos casos, o espaço para exercer a maternidade, era dentro da família branca, obstruindo assim a possibilidade da mulher negra de constituírem seus próprios laços afetivos e reprodutivos. É esse antagonismo da família senhorial e das mulheres escravizadas, que iremos abordar, dentro da prática da maternidade, através de pesquisas bibliográficas e uma hermenêutica negra. Era concebido à mulher branca o direito da maternidade e educação dos filhos, juntamente com o título de santa-mãezinha, embora quem realizasse o trabalho fosse a mulher escrava “mãe-preta” do Brasil - colônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, R. F. N.; CARVALHO, G. S. A CONSTRUÇÃO DA SANTA-MÃEZINHA E A MATERNIDADE DA MULHER NEGRA NO BRASIL COLÔNIA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 3, p. 631–639, 2022. DOI: 10.18224/frag.v31i3.12099. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/12099. Acesso em: 18 abr. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Rosemary Francisca Neves Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui Doutorado e Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1996). Tem experiência na área da Educação Popular (coordenação pedagógica e administrativa do Projeto Social Paz e Bem, em Goiânia), e Educação Infantil (creches). Atuou como professora da Primeira e Segunda fase do Ensino Fundamental, Ensino Médio em rede estadual e privada e como professora universitária na rede particular com as Ciências Humanas. Atualmente é professora efetiva na Pontifícia Universidade Católica de Goiás na Escola de Formação de Professores e Humanidades no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião, na Graduação na Área de Teologia e Pedagogia. Ministra palestras e Mini-cursos. Autora de vários artigos, capítulos de livros voltados para a profecia, missão, justiça e solidariedade. Desenvolve pesquisa na área de Religião, História e Literatura Sagrada. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Religião, Teologia e Sociedade e Membro do Núcleo de Estudos Clássicos e Humanísticos.

Gabriela Silva Carvalho, PUC Goiás

Mestranda em Ciências da Religião e Graduada em História pela PUC Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa Religião, Teologia e Sociedade/PUC Goiás e CNPq.

Referências

ANDO, Vanessa Kubota. Mulher, prostituição e estupro: uma análise através da moral sexual. Monografia (Trabalho de conclusão de curso) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2014. Disponível em: https://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/37862/126.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jun. 2021.

ARAÚJO, Raimundo I. Souza. A mulher e o concubinato. Caderno Pós Ciências Sociais, São Luís, v. 1, n. 1, jan./jul. 2004.

BITENCOURT, Marilza Kreche Portal. Resistência da mulher escrava. Porto Alegre: EST, 2004.

COSTA, Ruvílio. Academia. Rio-Grandense de letras. Porto Alegre, 2003.

DAVIS, Angela. Mulher, raça e classe. Tradução Livre. Plataforma Gueto, 2013.

DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

DEL PRIORE, Mary. Ao sul do corpo: a condição feminina, maternidades e mentalidades no Brasil colônia. Rio de Janeiro: Ed. José Olímpio, 1993.

DEL PRIORE. A mulher na história do Brasil. São Paulo: Contexto, 1994.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora Edusp, 1996.

GONÇALVES, Ana Beatriz R.; PIMENTEL, Clara Alencar V. A mulher e a maternidade: Breve leitura do romance Um Defeito de Cor. Revista terra roxa e outras terras, 2009.

LIBBY, Douglas Cole; PAIVA, Eduardo França. A escravidão no Brasil. Relações sociais, acordos e conflitos. São Paulo: Moderna, 2000.

MUNANGA, Kabengele.; GOMES, N. Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global, 2016.

PINSKY, Jaime. Escravidão no Brasil. São Paulo: Global, 1986.

SILVA, Rosemary Francisca Neves. Mulheres negras no brasil colonial e a privação da vivência de sua intimidade. In: LEMOS, Carolina Teles (org.). Religião e (Re) significação da Intimidade. Goiânia: Ed. da PUC Goiás; Ed. Kelps, 2012.

SILVA, Fabiana Carneiro. Maternidade negra em um defeito de cor: a representação literária como disrupção do nacionalismo. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 54, p. 245-275, maio/ago. 2018.