Mapeamento Quantitativo do Ensino Religioso no Brasil: que dizem os pesquisadores?

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Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro
Alberto da Silva Moreira

Resumo

Neste estudo tem-se por objetivos analisar o perfil quantitativo do ensino religioso no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com análises integrativa, sistematizada e quanti-qualitativa de publicações científicas elaboradas entre 1978 e 2009. Os resultados apontaram 207 pesquisas disponibilizadas, em sua maioria, no sítio do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, intensificadas nos últimos dez anos em instituições das regiões Sudeste e Sul do Brasil apontam um ensino majoritariamente interconfessional ecumênico. Conclui-se que nos últimos trinta anos muito se publicou sobre ensino religioso, no entanto, existe a necessidade de uma formação docente voltada para o ensino religioso brasileiro, levando em consideração toda a sua complexidade.

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Como Citar
BRASILEIRO, M. de S. E.; MOREIRA, A. da S. Mapeamento Quantitativo do Ensino Religioso no Brasil: que dizem os pesquisadores?. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 6, p. 849–866, 2010. DOI: 10.18224/frag.v19i6.1183. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/1183. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles