Mapeamento Quantitativo do Ensino Religioso no Brasil: que dizem os pesquisadores?

Marislei de Sousa Espíndula Brasileiro, Alberto da Silva Moreira

Resumo


Neste estudo tem-se por objetivos analisar o perfil quantitativo do ensino religioso no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com análises integrativa, sistematizada e quanti-qualitativa de publicações científicas elaboradas entre 1978 e 2009. Os resultados apontaram 207 pesquisas disponibilizadas, em sua maioria, no sítio do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso, intensificadas nos últimos dez anos em instituições das regiões Sudeste e Sul do Brasil apontam um ensino majoritariamente interconfessional ecumênico. Conclui-se que nos últimos trinta anos muito se publicou sobre ensino religioso, no entanto, existe a necessidade de uma formação docente voltada para o ensino religioso brasileiro, levando em consideração toda a sua complexidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v19i6.1183

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FRAGMENTOS DE CULTURA | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | Instituto de Filosofia e Teologia | Sociedade Goiana de Cultura | e-ISSN 1983-7828 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

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