Manoel de Barros: sem margens com as palavras

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Célia Sebastiana Silva

Resumo

Este artigo pretende mostrar como o poeta Manoel de Barros exerce o poder de criar, por meio do discurso poético, um universo próprio e também como ele desenvolve temas caros à  lírica moderna, a exemplo do diálogo com a tradição literária, do caráter auto-reflexivo da poesia, dos desdobramentos do sujeito lírico em diferentes eus, da estética do fragmentário, da negatividade e da identificação com os seres mais ínfimos. Será tomada como corpus de análise, de forma mais específica, a obra Retrato do artista quando coisa, além de outros textos do conjunto da obra do poeta pantaneiro.

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Como Citar
SILVA, C. S. Manoel de Barros: sem margens com as palavras. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 4, p. 541–550, 2010. DOI: 10.18224/frag.v19i4.1078. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/1078. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles