Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas

Conteúdo da capa - Fragmentos

A revista Fragmentos de Cultura é um periódico trimestral da PUC Goiás, vinculado especificamente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Teologia/Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia, bem como áreas afins, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

Fragmentos de Cultura is a quarterly journal of PUC Goiás, linked to the School of Teacher Training and Humanities and to the Institute of Philosophy and Theology of Goiás (IFITEG). Within the broad area of human sciences, it gives priority to Theology/Religious Sciences, Philosophy, Sociology, and related areas, to publicize scientific production and to establish scientific exchange with other local, national and international institutions.


CHAMADAS PARA SUBMISSÃO

Próximas Edições:

Coordenação:
Dr. Emivaldo Silva Nogueira (PUC Goiás)
Doutoranda: Karine Marques Rodrigues Teixeira (FAC Unicamp)
Dra. Rosemary Francisca Neves Silva (PUC Goiás)

Dossiê temático: Agendas Sociais e Religião: Sustentabilidade, Justiça, Paz

Pandemia, preconceitos raciais e de classes, crises econômicas, políticas, educacionais e de saúde, fazem parte da agenda social nos dias atuais, temas inimagináveis nos tempos em que a contemporaneidade vive a base da tecnologia e em que a rapidez da informação faz parte da vida do homem atual. Mas, quanto mais a sociedade progride, mais o homem perde a sua condição subjetiva e seu aspecto transcendental, incorporando aquilo que Hannah Arendt (1986) identifica como “banalidade do mal”. o homem atual, dificilmente se sente tocado pelo número de mortes provocadas pela pandemia, pelas questões étnico-raciais, ou pelas temáticas relativas à ordem política, seja ela econômica, educacional ou de saúde. Parece que vivemos nos tempos da insensibilidade e da intolerância. As agendas sociais e religiosas, ainda que pareçam importantes, nada sensibilizam a sociedade destes tempos. Neste espectro, como pensar a sustentabilidade, a justiça social e a paz em tempos de insensibilidade? Como desenvolver debates e ciência quando homem contemporâneo está enfocado em Fake News, em ideologias neoliberais e intolerâncias? Seria a religião, ainda, uma fonte de respostas aos temas atuais? E mais ainda, que papel desempenha as Sagradas Escrituras e as religiões frente ao contexto caótico de injustiças, mortes e impunidades? Destarte, pretendemos contemplar todas estas temáticas neste dossier, com o objetivo de contribuir às diversas áreas do saber, na compreensão e discussão de tais questões. Para tanto, artigos, resenhas e análises sociais serão muito bem-vindas, uma vez que tais contribuições proporcionarão a sociedade atual, ferramentas para alcançar um processo de autoproteção, respeito à diversidade e cura interior.

Thematical Dossier: Social Agendas and Religion: Sustainability, Justice and Peace

Pandemic, racial and class prejudice, economic crises, educational and health policies are part of the social agendas nowadays, themes that would be unthinkable in times when contemporary society is living based on technology and when the superspeed information is part of human life. Nevertheless, the more society progresses, more the human beings loose their subject condition and their transcendental aspect, incorporating that that Hannah Arendt (1986) have identified as the “banality of evil”. Presently, humanity is hardly moved by the number of deaths caused by the pandemic, by ethnic-racial questions, or by issues related to the political order, concerned either with economic, education or health. The social and religious agendas, even if they seem important, can’t do anything to sensitize society in these times. In this specter, how to conceive sustainability, social justice or even peace in times of insensitivity? How to develop debates and science when modern men and women are engaged with fake news and with neoliberal and intolerant ideologies? Could religion still be another source to answers for these problems? And yet, which roles are played by the Sacred Scriptures and religions facing these contexts of injustice, deaths and impunity? Therefore, our objective in this dossier is to contemplate the hole of these questions and to contribute with different fields of knowledge. So articles, reviews and social analyses would be welcomed when seeking means to garnish the contemporary society with tools to achieve self-protection, respect to the diversity and internal healing.

Dosier Temático: Agendas Sociales y Religión: Sostenibilidad, Justicia, Paz

Pandemia, perjuicios raciales y de clases, las crisis económicas, políticas, educativas y de salud, no limitadas a estos, son parte de la agenda social hoy en día, temas inimaginables en tiempos en que la contemporaneidad vive a la base de la tecnología y en qué la velocidad de la información es parte de la vida del hombre actual. Pero, cuanto más progresa la sociedad, más el hombre pierde su condición subjetiva y su aspecto trascendental, incorporando lo que Hannah Arendt (1986) identifica como "banalidad del mal". El hombre actual difícilmente se ve afectado por cuestiones étnico-raciales, por temas relacionados con el orden político, ya sea económico, educativo o de salud o por la cantidad de muertes causadas por la pandemia. La muerte ha sido trivializada, "un espectáculo entre otros espectáculos" (BAUMAN, 1998, p. 218). Parece que vivimos en los tiempos de la insensibilidad y de la intolerancia. Las agendas sociales y religiosas, aunque parezcan importantes, no tocan la sociedad de estos tiempos. En este espectro, ¿Cómo pensar en la sostenibilidad, en la justicia social y en la paz en tiempos de insensibilidad? ¿Cómo desarrollar debates y ciencia cuando el hombre contemporáneo se enfoca en Fake News, en las ideologías y en las intolerancias neoliberales? ¿Seguiría siendo la religión una fuente de respuestas a los temas actuales? Además, ¿Qué papel desarrollan la literatura sagrada y las religiones frente al contexto caótico de injusticias, muertes e impunidades? Por lo tanto, tenemos la intención de contemplar todos estos temas en esto dossier, con el fin de contribuir a las diversas áreas del conocimiento, en la comprensión y en la discusión de los dichos temas. De esta manera, los artículos, las revisiones y los análisis sociales serán muy bienvenidos, ya que tales contribuciones proporcionarán a la sociedad actual, herramientas para lograr un proceso de autoprotección, respeto a la diversidad y curación interior.

Coordenação:
Dra. Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Docência (GEPFOR) da PUC Goiás

Dossiê temático: Políticas de Formação de Professores, as Licenciaturas e Estágios

A formação de professores no Brasil é historicamente constituída sob lutas, sejam no campo político-pedagógico sejam elas permeadas pelo espaço político governamental e econômico. No âmbito da formação inicial de professores, as políticas educacionais ora focam na formação de um perfil de profissional, portanto no currículo, ora na estruturação dos cursos e nas disputas de grupos que ocupam os espaços de poder. Grupos que, por vezes, tendem a um campo mais progressista ou a outro diametralmente oposto. Nesse movimento pendular, observam-se embates pelo reconhecimento da profissão de professor no espaço acadêmico, bem como na sociedade, de modo geral. Os marcos legais que regulamentaram e regulamentam a trajetória dos cursos de formação de professores, por sua vez, expressam objetivamente condições e contradições que revelam a realidade educacional. No conjunto de forças que compõe a formação de professores, o Estágio Curricular é componente fundamental das Licenciaturas que se faz num tempo-espaço importante de elaboração e reelaboração da práxis pedagógica. Esse importante componente formativo se configura como momento de síntese e evidenciam-se conhecimentos e concepções construídas na intersecção das práticas dos espaços institucionais da Educação Básica e do Ensino Superior. É possível, também, a identificação e a reflexão sobre as realidades escolares a partir de suas propostas e práticas, em especial da educação escolar pública. É necessário aqui afirmar que as Licenciaturas impactam fortemente a qualidade do trabalho desenvolvido nas instituições de Educação Básica e qualificam a formação de professores que chegam a estas instituições sob pontos de vista técnico, pedagógico, político, ético, estético.Neste nosso tempo, marcado por tantas contingências, a formação de professores, pela via das Licenciaturas, continua a ser um desafio, seja pelas modalidades de cursos presentes no universo educacional seja pela política governamental atual, bem como pela continuidade das disputas históricas no campo da educação. Esse Dossiê, portanto, se configura como mais um espaço de interlocução acadêmica, de visibilidade e de afirmação da importância da formação de professores, das Licenciaturas e, de forma específica, dos Estágios, na perspectiva de luta pela educação de qualidade socialmente referenciada.

Thematical Dossier: Teacher Education Policies, Teaching Degrees and Internships

Teacher education in Brazil is historically constituted under struggles, whether in the political-pedagogical field or whether they are permeated by the political, governmental and economic space. In the context of initial teacher education, educational policies sometimes focus on building a professional profile, therefore in the curriculum, other times in the structuring of courses and in disputes between groups that occupy the spaces of power. Groups that at times tend to a more progressive field, or to a diametrically opposed one. In this pendular movement, conflicts for the recognition of the teaching profession appear in the academic space, as well as in society in general. The legal frameworks that have and continue to regulate the trajectory of teacher education courses, in turn, objectively express conditions and contradictions that reveal the educational reality. In the set of forces that compose the education of teachers, the Curricular Internship is a fundamental component of Teaching Degrees that occurs in an important time-space for the elaboration and re-elaboration of the pedagogical praxis. This important formative component is configured as a moment of synthesis in which knowledge and concepts built at the intersection of practices in the institutional spaces of Basic Education and Higher Education are evidenced. It is also possible to identify and reflect on school realities based on their proposals and practices, especially in public school education. It is necessary here to affirm that the Teaching Degrees strongly impact the quality of the work developed in the Basic Education institutions and qualify the training of teachers who arrive at these institutions from technical, pedagogical, political, ethical and aesthetic points of view. In our time, marked by so many contingencies, the education of teachers, through the Te aching Degrees, continues to be a challenge, be it for the types of courses present in the educational universe or for the current government policy, as well as for the continuity of historical disputes in the field of education. This Dossier, therefore, is configured as another space for academic dialogue, visibility and affirmation of the importance of teacher education, Teaching Degrees and, specifically, of internships, in the perspective of fighting for socially referenced quality education.

Dosier Temático: Políticas de Formación de Profesores, Las Licenciaturas y Prácticas

La formación de profesores en Brasil está históricamente constituida bajo luchas, ya sea en el campo político-pedagógico, sean ellas impregnadas por el espacio político gubernamental y económico. En el contexto de la formación inicial del profesorado, las políticas educativas a veces se centran en la formación de un perfil profesional, por lo tanto, en el plan de estudios, a veces en la estructuración de cursos y en disputas entre grupos que ocupan los espacios de poder. Grupos que a veces tienden a un campo más progresivo u a otro diametralmente opuesto. En este movimiento pendular, se observan enfrentamientos por el reconocimiento de la profesión docente en el espacio académico, así como en la sociedad en general. Los marcos legales que regularon y regulan la trayectoria de los cursos de formación docente, a su vez, expresan objetivamente las condiciones y contradicciones que revelan la realidad educativa. En el conjunto de fuerzas que conforman la formación de los docentes, la Práctica Curricular es un componente fundamental de las Licenciaturas que tiene lugar en un espacio de tiempo importante para la elaboración y reelaboración de la praxis pedagógica. Este importante componente formativo se configura como un momento de síntesis y evidencia de conocimiento y concepciones construidas en la intersección de prácticas en los espacios institucionales de Educación Básica y Educación Superior. También es posible identificar y reflexionar sobre las realidades escolares en función de sus propuestas y prácticas, especialmente en la educación escolar pública. Es necesario afirmar aquí que las Licenciaturas impactan fuertemente la calidad del trabajo desarrollado en las instituciones de Educación Básica y califican la formación de los docentes que llegan a estas instituciones desde los puntos de vista técnico, pedagógico, político, ético y estético. En nuestro tiempo, marcado por tantas contingencias, la formación de profesores, a través de las Licenciaturas, sigue siendo un desafío, ya sea para los tipos de cursos presentes en el universo educativo, sea para la política gubernamental actual, así como para la continuidad de las disputas históricas en el campo de educación. Este Dossier, por lo tanto, se configura como otro espacio para el diálogo académico, de la visibilidad y de la afirmación de la importancia de la formación de profesores, las Licenciaturas y, específicamente, de las Prácticas, en la perspectiva de luchar por una educación de calidad socialmente referenciada.

Coordenação:
Ma. Návia Regina Ribeiro da Costa - PUC Goiás
Dr. Joel Antônio Ferreira - PUC Goiás

Dossiê temático: Compromissos da Cátedra da Unesco na PUC Goiás com o Pacto Educativo Global e com a Educação como Prática da Liberdade

Em 15 de outubro de 2020, completa-se um ano do lançamento mundial do Pacto Educativo Global, por meio digital em razão da pandemia da Covid 19. Esse Pacto convida-nos a pensar o mundo como Aldeia de Educação, centrado em um projeto de longo prazo, que se fundamenta em três objetivos relacionados à ‘coragem de colocar no centro a pessoa; de investir as melhores energias com criatividade e responsabilidade; e de formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade’. E, a pouco menos de um mês de se completar um ano de lançamento do Pacto Educativo Global, em 16 de setembro de 2021, comemoram-se os 100 anos de Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, que a entende como um projeto de emancipação humana, em que a pessoa não assuma somente o lugar de paciente, mas de agente de transformação, de forma crítica e inventiva. Desse modo, há profundas ressonâncias entre os projetos de Educação e, com o fim de viabilizar o debate, por meio da socialização de conhecimentos quanto às ações desenvolvidas para assegurar a continuidade do ato educativo que coloque a pessoa no centro, com princípios de solidariedade, criatividade e responsabilidade, e como prática da liberdade, este dossiê é uma iniciativa da Cátedra da Unesco na PUC Goiás em apoio a tais projetos educativos. Desse modo, recebe contribuições sobre experiências afirmativas e emancipadoras da educação; sobre a continuidade da educação formal em tempos de pandemia, com suas limitações, descobertas, fracassos e êxitos etc.

Período: 15 de novembro de 2021.

Thematical Dossier: The commitments of the UNESCO Chair in PUC Goiás on the Global Educational Pact and on the Education as Practice of Liberty

On October 15th of 2020, the first anniversary of the Global Educational Pact that was sealed through a digital way due to the Covid 19 pandemic is celebrated. This Pact invites us to think about the world as an Educational Village centered in a long-term project, that is based on three goals, related to: the bravery of putting an individual in the center; investing the best energies with creativity and responsibility; and forming people who are willing to offer themselves to the community service. In less than a month for the one-year anniversary of the Pact, on September 16th is celebrated the 100th birthday of Paulo Freire, patron of the Brazilian education, who understood it as a human emancipation project, in which the individual doesn’t only take part as a patient but also as the executer of the transformation, in a critical and inventive way. Therefore, there are resonances between the education projects, and with the intention of enabling the debate through the socialization of knowledges corresponding to the developed actions to reinforce the continuance of the educative act centered in the individual, with principles as solidarity, creativity, and responsibility, and as an execution of liberty, this dossier is an initiative of the UNESCO chair in PUC Goiás, supporting such educational projects. So, this dossier receives contributions on affirmative and emancipation experiences of education on the continuance of the formal education in pandemic times, with its respective limitations, discoveries, accomplishments, failures etc.

Deadline: November 15th, 2021.

Dosier Temático: Los compromisos de la Cátedra de la Unesco en la PUC Goiás con el Pacto Educativo Global y con la Educación como Práctica de la Libertad

El 15 de octubre de 2020, se cumple un año del lanzamiento mundial del Pacto Educativo Global, por medio digital a causa de la pandemia del Covid 19. Ese Pacto nos invita a pensar el mundo como una Aldea de Educación, centrado en un proyecto de largo plazo, que se fundamenta en tres objetivos relacionados a la ‘valentía de poner a la persona en el centro; de invertir las mejores energías con creatividad y responsabilidad; y de formar personas dispuestas a colocarse a servicio de la comunidad’. Y, faltando poco menos de un mes para que se cumpla un año del lanzamiento del Pacto Educativo Global, el 16 de septiembre de 2021, se celebran los 100 años de Paulo Freire, patrono de la educación brasileña, quien la entendía como un proyecto de emancipación humana, en la que la persona no asume simplemente el lugar de paciente, si no el de agente de transformación, de una forma crítica e inventiva. De ese modo, hay profundas resonancias entre los proyectos de Educación y, con la finalidad de viabilizar el debate, por medio de la socialización de conocimientos con relación a las acciones desarrolladas para garantizar la continuidad del acto educativo centrado en la persona, con principios de solidaridad, creatividad y responsabilidad, y como práctica de la libertad, este dossier es una iniciativa de la Cátedra de la Unesco en la PUC Goiás, apoyando a tales proyectos educativos. De esta forma, este dosier recibe contribuciones sobre experiencias afirmativas y emancipadoras de la educación; acerca de la continuidad de la educación formal en tiempos de pandemia, con sus limitaciones, descubiertas, éxitos y fracasos etc.

Período para envío: 15 de noviembre de 2021

Coordenação:
Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi - PUCPR
Dra. Rosemary Francisca Neves Silva - PUC Goiás
Dr. Valmor da Silva - PUC Goiás

Dossiê temático: “Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26)

“A proposta da Campanha da Fraternidade de 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum” (CF 2022). Diante disso, o objetivo desse Dossiê é congregar textos que abordam a temática: “Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26), em suas amplas possibilidades no campo dos estudos: Bíblia, Teologia, Filosofia, Educação, História, Antropologia, Sociologia e Direito. Considerem também o horizonte do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.

Período: 15 de janeiro de 2022.

Thematical Dossier: “Fraternity and Education: Speaks with Wisdom, and faithful instruction is on her tongue” (Pr. 31:26)

The goal of the 2022 fraternity campaign is to promote a dialog about the educational reality in Brazil in the light of the Christian faith, proposing ways in order to have an integral and solidary humanism. Besides that, it’ll reflect on the family, the Christian community and society’s role in the educative process, with the collaboration of the education centers; incentive educative proposals that anchored to the Gospel may promote human dignity, the transcending’s experience, the meeting culture, and the care for the Common House. (CF 2022). Therefore, this dossier’s purpose is to congregate texts that encompass the theme: “Fraternity and Education: Speaks with Wisdom, and faithful instruction is on her tongue” (Pr. 31:26) in its many study fields possibilities: Bible, Theology, Philosophy, Education, History, Anthropology, Sociology and Law, and consider the horizon of the Global Educative Pact, proposed by Pope Francis.

Deadline: January 15th, 2022.

Dosier Temático: “Fraternidad y Educación: Habla con sabiduría, enseña con amor” (Pr. 31: 26)

“La propuesta de la Campaña de la Fraternidad de 2022 es promover un diálogo sobre la realidad educativa en Brasil a la luz de la fe cristiana, proponiendo caminos en favor del humanismo integral y solidario. Además de eso, se buscará reflexionar sobre el papel de la familia, de la comunidad de fe y de la sociedad en el proceso educativo, con la colaboración de las instituciones de enseñanza; incentivar propuestas educativas que, enraizadas en el Evangelio, promuevan la dignidad humana, la experiencia de lo trascendente, la cultura del encuentro y el cuidado con la Casa Común” (CF 2022). Delante de eso, el objetivo de ese expediente es congregar textos que aborden la temática “Fraternidad y Educación: Habla con sabiduría, enseña con amor” (Pr. 31: 26) en sus amplias posibilidades en el campo de los estudios de: Biblia, Teología, Filosofía, Educación, Historia, Antropología, Sociología y Derecho y también consideren el horizonte del Pacto Educativo Global, propuesto por el Papa Francisco.

Período para envío: 15 de enero de 2022.


v. 31, n. 1 (2021): Especial: Filosofia Contemporânea: Fenomenologia da Vida


Capa da revista
Imagem da Capa: Aitoff (pixabay.com)