<b>Avaliação da fase de estresse em estudantes da área da saúde</b>

Conteúdo do artigo principal

Danielle Lemes Dutra
André Abrantes Rosique
Asaphe Lemes Dutra
Sarah Da Silva Candido
Cynthia Kallás Bachur

Resumo

O estresse é causado pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando o indivíduo é forçado a enfrentar situações que o irritem. O presente estudo teve como objetivo aplicar um Inventário de Sintomas de estresse entre estudantes de medicina e fisioterapia, comparar e identificar a fase de estresse que eles se encontram. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e transversal. A amostra foi composta por estudantes do 4º ano do curso de Medicina e de Fisioterapia da Universidade de Franca- São Paulo, voluntários,sem distinção de sexo ou etnia. Foi aplicado um Inventário de Sintomas de estresse I.S.S. Lipp para caracterizar a fase do estresse dos estudantes. Participaram deste estudo70 estudantes, 25 do curso de Fisioterapia, com idade 21,92 + 1,57 anos e 45 estudantes do curso de medicina, com idade média de 24,87 + 4,26 anos. A amostra analisada apresenta, em ambos os cursos, uma predominância na fase de Resistência, correspondendo um escore de 4,26 em relação aos estudantes de Medicina e 1,57 aos de Fisioterapia. Com base nos resultados dos dados do presente estudo, foi possível identificar que os estudantes da área de saúde encontram-se em uma fase predominantemente de Exaustão segundo o inventário de Lipp.

Evaluation of the stress phasei In students of the health area

Stress is a general wear and tear of the body, being responsible for changes in the state of health and well-being of the individual. The present study had as objective apply an Inventory of Stress Symptoms among both medical and physiotherapy students, compare and identify the stage of stress they encounter. This is a descriptive and cross-sectional study. The sample consisted of students of the 4th year of both Medicine and Physiotherapy courses from Universidade de Franca- São Paulo, volunteers, regardless of sex or ethnicity. An inventory of Stress Symptoms I.S.S. Lipp to characterize the stress phase of students. A total of 70 students participated in the study, 25 of which were physiotherapists, 22 male and 48 female, 21.92 ± 1.57 years old, and 45 medical students, with a mean age of 24, 87 + 4.26 years. In both courses, the sample analyzed showed a predominance in the Resistance phase, corresponding to a score of 4.26 in relation to medical students and 1.57 in physiotherapy. Based on the data from the present study, it was possible to identify that the students of the health area are in a predominantly Exhaustion phase, according to the Lipp inventory.

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Como Citar
DUTRA, D. L.; ROSIQUE, A. A.; DUTRA, A. L.; CANDIDO, S. D. S.; BACHUR, C. K. <b>Avaliação da fase de estresse em estudantes da área da saúde</b>. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 45, n. 1, p. 21–25, 2018. DOI: 10.18224/evs.v45i1.5505. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5505. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Danielle Lemes Dutra, Universidade de Franca - Unifran

Graduação em Medicina. Universidade de Franca, UNIFRAN

André Abrantes Rosique, Universidade de Franca - Unifran

Graduação em Medicina. Universidade de Franca, UNIFRAN

Asaphe Lemes Dutra, Universidade Estadual do Amazonas

Graduação em Medicina. Universidade de Franca, UNIFRAN

Sarah Da Silva Candido, Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Franca. Mestranda em Ciências pelo Programa de Pós Graduação de Enfermagem Fundamental da EERP - USP. Membro do Grupo de Pesquisa GIPHA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Hipertensão Arterial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, coordenado pela Profª Drª Eugenia Velludo Veiga, desenvolvendo projetos de pesquisa sobre rastreamento da pressão arterial em parceria com a World Hypertension League. Membro do Blood Pressure Screening Programs Group - World Hypertension League (WHL)

Cynthia Kallás Bachur, Universidade de Franca - Unifran Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Ciências no Programa de Pós-Graduação Enfermagem Fundamental na Universidade de São Paulo - USP - Ribeirão Preto - S.P. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (1994), possui Especialização em Fisiologia do Exercício (1999) e mestrado em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca (2003). Membro do grupo de Pesquisa GIPHA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Hipertensão Arterial da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo. Membro colaboradora do Blood Pressure Screening Programs Group - World Hypertension League (WHL),sob a liderança Dr Norm Campbell. Membro colaboradora do Comitê Consultivo Brasileiro de Hipertensão. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Franca. Coordenadora cientifica da Liga de Cardiologia do curso de Medicina da Universidade de Franca. Docente de graduação nos cursos de Fisioterapia (Disciplina de Cardiologia) e Preceptora no curso de Medicina (Programa de Integração na Estratégia Saúde da Família) da Universidade de Franca, com prática na metodologia ativa Problem Based Learnig (PBL). Desenvolve projetos de pesquisa na área da medida da pressão arterial com ênfase em investigações de intervenções educativas; desenvolve estratégias e estabelece intervenções preventivas visando a promoção de saúde; avalia as adaptações cardiovasculares induzidas pelo esforço físico crônico. Tem experiência na área de Fisioterapia Cardiovascular, com ênfase em identificar e avaliar os fatores de risco predisponentes para doenças cardiovasculares

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