ACIDENTES ELAPÍDICOS NO ESTADO DE GOIÁS (2007-2011)

Conteúdo do artigo principal

Fabiana Gomes de Castro
Gabriela Braz Leite
Anita de Mora Pessoa
Raimundo Nonato Leite Pinto
Nelson Jorge da Silva Júnior

Resumo

Resumo: fichas de notificação do Centro de Informações Toxicofarmacológicas de Goiás foram analisadas. Dentre os 24 casos, pode-se observar que não há correlação com a sazonalidade ou distribuição geográfica. Os acidentes foram classificados como leves, moderados, e graves. A sintomatologia local prevaleceu a associação de dor com edema e eritema, o que suporta a necessidade da reavaliação da classificação dos acidentes.
Palavras-chave: Acidentes elapídicos. Estado de Goiás. Micrurus,
soroterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE CASTRO, F. G.; LEITE, G. B.; PESSOA, A. de M.; PINTO, R. N. L.; DA SILVA JÚNIOR, N. J. ACIDENTES ELAPÍDICOS NO ESTADO DE GOIÁS (2007-2011). Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 42, n. 4, p. 547–559, 2015. DOI: 10.18224/est.v42i4.4372. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/4372. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabiana Gomes de Castro, PUC Goiás

Graduadas em Medicina. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Gabriela Braz Leite, PUC Goiás

Graduadas em Medicina. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Anita de Mora Pessoa, PUC Goiás

Mestre em Ciências Ambientais e Saúde, Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia - Universidade Federal de Goiás. Goiânia-GO, Brasil.

Raimundo Nonato Leite Pinto, PUC Goiás

Médico Infectologista. Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e professor do Departamento de Medicina, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Nelson Jorge da Silva Júnior, PUC Goiás

Docente de Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde, Área V, Campus I, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Rua 232, no. 128, 3° andar, sala 6, CEP 74605-140, Goiânia-GO, Brasil.