<strong>Aprendendo a Ser Mãe de uma Criança Autista<strong>
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Resumo: este artigo busca compreender as peculiaridades inerentes aopapel de mãe de uma criança autista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva com base na Teoria Fundamentada nos Dados. A amostra foi por saturação, composta por cinco mães. Os dados foram colhidos por meio de entrevista semi-estruturada, a análise das entrevistas permitiu criar quatro categorias: reconhecendo as características do autismo; dificuldade em aceitar
o diagnóstico; vivenciando o preconceito e temendo o futuro; dificuldade em cuidar do filho. Conclui-se que o diagnóstico de autismo traz fortes repercussões para a vida das mães e elas precisam de atenção especial por parte
dos profissionais da saúde.
Palavras-chave: Autismo. Cuidadores. Família. Mãe.
o diagnóstico; vivenciando o preconceito e temendo o futuro; dificuldade em cuidar do filho. Conclui-se que o diagnóstico de autismo traz fortes repercussões para a vida das mães e elas precisam de atenção especial por parte
dos profissionais da saúde.
Palavras-chave: Autismo. Cuidadores. Família. Mãe.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, E. B. A.; RIBEIRO, M. F. M. <strong>Aprendendo a Ser Mãe de uma Criança Autista<strong>. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 39, n. 4, p. 579–589, 2013. DOI: 10.18224/est.v39i4.2670. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/2670. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).