Studies of Context Variables in a Verbal Episode

Conteúdo do artigo principal

Ueliton Santos Gomes
Ítalo Rodrigues Freitas Mendes
Sherman Calixto Prado
Antônio Carlos Godinho dos Santos
Elisa Tavares Sanábio Heck
Cristiano Coelho
Lorismario Ernesto Simonassi

Resumo

The goal of the present work was to investigate the relations between the independent variables, which in this study were verbal (instructions) and non-verbal (figures and images of objects) contexts and their effects in the dependent variable, which was the descriptive behavior of OBJECTS and ACTIONS in a total verbal episode. An experiment was conducted as a verify: 1) if verbal and non-verbal contexts exert control over verbal responses in a total verbal episode. This experiment was conducted with ten (10) participants with ages varying from 19 to 25 yeas. Each participant was exposed to 4 different experimental conditions (CONDITIONS 1, 2, 3 and 4) in a single-case design. During the CONDITIONS 1, 2 and 3 the following instructions was presented: “QUEIME LOGO SUA PONTA AÍ”, being that in the CONDITIONS 2 and 3 the following non-verbal stimuli were presented: MATCHES and a STRING (figures and images) and in the CONDITION 3: MATCHES and a CANDLE (figures and images). In the CONDITION 4 the instruction presented was “QUEIME LOGO ESSA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. In each condition the participant was asked to write his answers. A categorization of the textual responses as referent to OBJECT or ACTION was used for analysis. We verified a considerable frequency of textual verbal responses that made reference to the related objects (figures/images) and actions. We concluded that both the verbal (instruction) and non-verbal (objects) contexts, when altered, controlled changes in the participants’ responses across the experimental conditions in a systematic way.
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Estudos de variáveis de contexto em um episódio verbal

O presente trabalho teve como objetivo investigar as relações entre as variáveis independentes, que neste estudo foram os contextos verbais (instrução) e não verbais (Figura/imagem de objeto) e seu efeito na variável dependente, que foram os comportamentos que descreviam respostas referentes à OBJETOS e a AÇÃO em um episódio verbal total. Foi realizado um experimento para verificar: 1) se contextos verbais (instruções) e não verbais (objetos) exercem controle sobre respostas verbais em um episódio verbal total. Este experimento foi realizado com dez (10) participantes com idades entre 19 a 25 anos. Cada participante foi submetido a 4 condições experimentais diferentes (CONDIÇÃO 1, 2, 3 e 4) em um delineamento de sujeito como seu próprio controle. Nas CONDIÇÕES 1, 2 e 3 foi apresentada a seguinte instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ”, sendo que nas CONDIÇÕES 2 e 3 foram apresentados os seguintes estímulos não verbais CONDIÇÃO 2: FÓSFORO e BARBANTE (Figuras/imagens) e na CONDIÇÃO 3: FÓSFORO e VELA (Figuras/imagens). E na CONDIÇÃO 4 foi apresentado a instrução “QUEIME LOGO ESTA PONTA AÍ. CALMA SENHOR, SENÃO ACABO ESTRAGANDO A ROUPA”. Em cada condição o participante foi solicitado a responder suas respostas por escrito. A análise foi realizada com a categorização das respostas textuais referentes a OBJETO e a AÇÃO. Verificou-se que uma frequência considerável de respostas verbais textuais que faziam referencia aos objetos relacionados (Figuras/imagens) a ações. Concluiu-se que tanto o contexto verbal (instrução) quanto o contexto não-verbal (objetos) quando alterados, também alteravam sistematicamente o responder dos participantes nas diversas condições experimentais.

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Detalhes do artigo

Como Citar
GOMES, U. S.; FREITAS MENDES, Ítalo R.; PRADO, S. C.; GODINHO DOS SANTOS, A. C.; SANÁBIO HECK, E. T.; COELHO, C.; SIMONASSI, L. E. Studies of Context Variables in a Verbal Episode. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 44, p. 16–26, 2017. DOI: 10.18224/evs.v0i0.5579. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/5579. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ueliton Santos Gomes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia - PSSP Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Ítalo Rodrigues Freitas Mendes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia - PSSP Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Sherman Calixto Prado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás Centro de processamento de Dados - CPD

Antônio Carlos Godinho dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Escola de Ciências Sociais e Saúde - Departamento de Psicologia Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Elisa Tavares Sanábio Heck, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás - UFG Faculdade de Psicologia - FP

Cristiano Coelho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Escola de Ciências Sociais e Saúde - Departamento de Psicologia Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia - PSSP Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Lorismario Ernesto Simonassi, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

Escola de Ciências Sociais e Saúde - Departamento de Psicologia Laboratório de Análise Experimental do Comportamento - LAEC Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia - PSSP Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás

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