<strong>Análise comportamental de padrões parentais a partir da noção de autocontrole e impulsividade</strong>

Autores

  • Bruno Jorge de Sousa Pontifícia Universidade Católica de Goiás Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
  • Cristiano Coelho Pontifícia Universidade Católica de Goiás Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia http://orcid.org/0000-0002-8211-4962

DOI:

https://doi.org/10.18224/evs.v46i1.7243

Palavras-chave:

Comportamento de escolha, Estilos parentais, Autocontrole, Impulsividade

Resumo

O presente artigo objetivou a análise conceitual de estilos ou padrões parentais a partir das noções de autocontrole e impulsividade encontradas na literatura sobre comportamento de escolha em Análise do Comportamento partindo-se da contextualização das discussões encontradas no desenvolvimento de ideias econômicas e suas críticas. A revisão sobre os modelos de estilos parentais de referência presentes na literatura sugere uma divergência entre os modelos explicativos tipológicos e produções em Análise do Comportamento. Proposições sobre escolha racional do campo da microeconomia e os desdobramentos a partir da crítica à racionalidade foram analisadas com apresentação das teorias da utilidade e dos prospectos. Considerando processos de impulsividade e autocontrole, o exame a partir da Análise do Comportamento indicou que as teorias normativas econômicas não preveem a reversão da preferência de escolhas parentais de métodos educacionais dos filhos em decorrência da alteração do valor subjetivo dos reforçadores por atraso e probabilidade. A análise relacionou escolha e preferência dos pais sobre métodos educacionais à imediaticidade e certeza do uso da punição no controle do comportamento filial, e atraso e probabilidade como parâmetros necessariamente encontrados no uso de reforço como método educacional, caracterizando respectivamente padrões parentais impulsivo e autocontrolado. This article aimed at the conceptual analysis of parental styles based on the notions of self-control and impulsiveness found in the literature on behavior of choice in Behavior Analysis, from the contextualization of the discussions found in the development of economic ideas and their criticisms. The review of models of parenting styles of reference in the literature suggests a divergence between typological models and productions in Behavior Analysis. Propositions about the rational choice of the field of microeconomics and the unfolding from the critique to the rationality were analyzed with presentation of theories of utility and prospects. Considering processes of impulsivity and self-control, the analysis from the Behavior Analysis indicated that economic normative theories do not predict the reversal of the preference of parental choices of the educational methods of the children as a result of the alteration of the subjective value of the reinforcers by delay and probability. The analysis related parents' choice and preference about educational methods to the immediacy and certainty of the use of punishment in the control of filial behavior, and delay and probability as parameters necessarily found in the use of reinforcement as an educational method, respectively characterizing impulsive and self-controlled parental patterns. Key words: Choice behavior. Parenting styles. Self-control. Impulsiveness.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Jorge de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) Mestre em Educação pela PUC Goiás Docente na Faculdade Sul-Americana Perito Psicólogo no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás - Divisão Psicossocial Forense - Setor de Atendimento a Família

Cristiano Coelho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia

Graduado, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília Docente na Pontifícia Universidade Católica de Goiás Terapeuta comportamental

Referências

BALDWIN, A. L. (1955) Behavior and development in childhood. New York: Dryden Press.

BAUM, W. M. (2012). Rethinking reinforcement: Allocation, induction, and contingency. Journal of the experimental analysis of behavior, 97(1), 101-124.

BAUM, W. M., & RACHLIN, H. C. (1969). Choice as time allocation 1. Journal of the experimental analysis of behavior, 12(6), 861-874.

BAUMRIND, D. (1967). Child care practices anteceding three patterns of preschool behavior. Genetic Psychology Monographs, 75(1), 43-88.

BAUMRIND, D. (1971). Current patterns of parental authority. Developmental psychology, 4(1p2), 1.

BECKER, W. C. (1964). Consequences of different kinds of parental discipline. Review of child development research, 1(4), 169-208.

BENCHAYA, M. C., BISCH, N. K., MOREIRA, T. C., FERIGOLO, M., & BARROS, H. M. (2011). Pais não autoritativos e o impacto no uso de drogas: a percepção dos filhos adolescentes. Jornal de Pediatria, 87(3), 238-244.

BOECKEL, M. G., & SARRIERA, J. C. (2005). Análise fatorial do Questionário de Estilos Parentais (PAQ) em uma amostra de adultos jovens universitários. Psico-USF, 10(1), 1-9.

BOLSONI-SILVA, A. T., PAIVA, M. M. D., & BARBOSA, C. G. (2009). Problemas de comportamento de crianças/adolescentes e dificuldades de pais/cuidadores: um estudo de caracterização. Psicologia clínica, 169-184.

CARDOSO, J., & VERÍSSIMO, M. (2013). Estilos parentais e relações de vinculação. Análise psicológica, 31(4), 393-406.

COELHO, C., HANNA, E. S., & TODOROV, J. C. (2003). Magnitude, atraso e probabilidade de reforço em situações hipotéticas de risco. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 19(3), 269- 278.

COELHO, C., HANNA, E. S., TODOROV, J. C., & QUINTA, N. C. C. (2003). Introdução aos modelos de análise do comportamento de escolha com recompensas atrasadas e prováveis. Estudos: Revista da Universidade Católica de Goiás, 30, 1047-1070.

COSTA, F. T., TEIXEIRA, M. A. P., & GOMES, W. B. (2000). Responsividade e exigência: duas escalas para avaliar estilos parentais. Psicologia: reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 13, n. 3 (2000), p. 465-473.

DARLING, N., & STEINBERG, L. Parenting style as context: An integrative model. 1993; 113 (3): 487-496. Psychological Bulletin.

DE CARVALHO, M. S. D. P., & SILVA, B. M. B. (2014). Estilos parentais: um estudo de revisão bibliográfica. Revista Psicologia em Foco, 6(8), 22-42.

FLETCHER, A. C., WALLS, J. K., COOK, E. C., MADISON, K. J., & BRIDGES, T. H. (2008). Parenting style as a moderator of associations between maternal disciplinary strategies and child well-being. Journal of Family issues, 29(12), 1724-1744.

FRANK, R. (2013). Microeconomia e Comportamento. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda.

GOMIDE, P. I. C. (2006). Inventário de estilos parentais: modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação. Petrópolis: Vozes.

HERRNSTEIN, R. J. (1961) Relative and absolute strength of response as a function of frequency of reinforcement. Journal of the Experimental Analysis of Behavior., 4, 267-272.

HERRNSTEIN, R. J. (1970). On the law of effect 1. Journal of the experimental analysis of behavior, 13(2), 243-266.

HERRNSTEIN R. J. (1974) Formal properties of the matching law. Journal of the

Experimental Analysis of Behavior, 21(1), 159-164.

HUTZ, C. S., & BARDAGIR, M. P. (2006). Indecisão profissional, ansiedade e depressão na adolescência: a influência dos estilos parentais. PsicoUSF, 11(1), 65-73.

KAHN, R. E., HOLMES, C., FARLEY, J. P., & KIM-SPOON, J. (2015). Delay discounting mediates parent–adolescent relationship quality and risky sexual behavior for low self-control adolescents. Journal of youth and adolescence, 44(9), 1674-1687.

LEE, N. C., DE GROOT, R. H. M., BOSCHLOO, A., DEKKER, S., KRABBENDAM, L., & JOLLES, J. (2013). Age and educational track influence adolescent discounting of delayed rewards. Frontiers in psychology, 4, 993.

LOCEY, M. L., & RACHLIN, H. (2015). Altruism and anonymity: A behavioral analysis. Behavioural processes, 118, 71-75.

LOCEY, M. L., JONES, B. A., & RACHLIN, H. (2011). Real and hypothetical rewards. Judgment and Decision Making, 6 (6), 552–564.

LOEWENSTEIN, G., & PRELEC, D. (1992). Anomalies in intertemporal choice: Evidence and an interpretation. The Quarterly Journal of Economics, 107(2), 573-597.

MACCOBY, E. E., MARTIN, J. A., MUSSEN, P. H., & HETHERINGTON, E. M. (1983). Handbook of child psychology: Vol. 4. Socialization, personality, and social development. PH Mussen (Series Ed.), 1-101.

MACE, F. C., NEEF, N. A., SHADE, D., & MAURO, B. C. (1994). Limited matching on concurrent-schedule reinforcement of academic behavior. Journal of Applied Behavior Analysis, 27(4), 585–596.

MAZUR, J. E. (1987) An adjusting procedure for studying delayed reinforcement. In Quantitative Analyses of Behavior, (pp. 55-73).

MORGENSTERN, O., & VON NEUMANN, J. (1953). Theory of games and economic behavior. Princeton university press.

NEEF, N. A., SHADE, D., & MILLER, M. S. (1994). Assessing influential dimensions of reinforcers on choice in students with serious emotional disturbance. Journal of Applied Behavior Analysis, 27(4), 575-583.

PAIVA, C. A. N & CUNHA, A. N. (2008). Noções de Economia. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão

PATTERSON, G. R. (1982). Coercive family process (Vol. 3). Castalia Publishing Company.

PATTERSON, G. R. (1983). Stress: A change agent for family process. In N. Garmezy & M. Rutter (Eds.), Stress, coping, and development in children (pp. 235-264). New York: McGraw-Hill

PATTERSON, G. R. (1986). Performance models for antisocial boys. American psychologist, 41(4), 432.

RACHLIN, H. (1989). Judgment, decision and choice: A cognitive/behavioral synthesis. WH Freeman/Times Books/Henry Holt & Co.

RACHLIN, H. (1991). Subjective probability and delay. Journal of the experimental analysis of behavior, 55, pp 233-244.

RACHLIN, H. (2009) The science of self-control. Cambridge: Harvard University Press.

REID, J. B., PATTERSON, G. R., & SNYDER, J. E. (2002). Antisocial behavior in children and adolescents: A developmental analysis and model for intervention. Washington: American Psychological Association.

RIOS, K. D. S. A., & WILLIAMS, L. C. D. A. (2008). Intervenção com famílias como estratégia de prevenção de problemas de comportamento em crianças: uma revisão. Psicologia em estudo, 13(4), 799-806.

SAMPAIO, I. T. A. (2007). Inventário de Estilos Parentais (IEP): um novo instrumento para avaliar as relações entre pais e filhos. Petrópolis: Vozes.

SEARS, R. R., MACCOBY, E. E., & LEVIN, H. (1957). Patterns of child rearing.

SIDMAN, M., ANDERY, M. A., & SÉRIO, T. M. (1995). Coerção e suas implicações. São Paulo: Editorial Psy.

SKINNER, B. F. (1982). Sobre o behaviorismo. São Paulo: Cultrix.

SKINNER, B. F. (2003). Ciência e comportamento humano (11a ed.). São Paulo: Martins. Editora. (Obra original publicada em 1953).

SKINNER, B. F. (1950). Are theories of learning necessary? Psychological review, 57(4), 93.

SMITH, N. W. (2007). Events and constructs. The Psychological Record, 57(2), 169-186.

SYMONDS, P. W. (1939). The psychology of parent-child relationships.

TODOROV, J. C. (2016). Sobre pássaros e promessas: Escolhas subjetivas. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 1(2).

TVERSKY, A., & KAHNEMAN, D. (1981). The framing of decisions and the psychology of choice. Science, 211(4481), 453-458.

TVERSKY, A. (1972). Elimination by aspects: A theory of choice. Psychological review, 79(4), 281

VALENTINI, F., & ALCHIERI, J. C. (2009). Modelo clínico de estilos parentais de Jeffrey Young: revisão da literatura. Contextos Clínicos, 2(2), 113-123.

VIEIRA, M. L., CREPALDI, M. A., BOSSARDI, C. N., GOMES, L. B., BOLZE, S. D. A., & PICCININI, C. A. (2013). Paternity in the Brazilian context. In Parenting in South American and African Contexts. InTech.

WEBER, L., SALVADOR, A. P., & BRANDENBURG, O. (2006). Medindo e promovendo qualidade na interação familiar. Sobre comportamento e cognição: expondo a variabilidade, 18, 25-40.

WEBER, L. N. D., VIEZZER, A. P., & BRANDENBURG, O. J. (2004). O uso de palmadas e surras como prática educativa. Estudos de psicologia, 9(2), 227-237.

YOUNG, J. E., KLOSKO, J. S., & WEISHAAR, M. E. (2003). Schema therapy: A practitioner's guide. Guilford Press.

Downloads

Publicado

04.06.2019

Como Citar

JORGE DE SOUSA, B.; COELHO, C. <strong>Análise comportamental de padrões parentais a partir da noção de autocontrole e impulsividade</strong>. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 46, n. 1, p. 65–80, 2019. DOI: 10.18224/evs.v46i1.7243. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/7243. Acesso em: 25 abr. 2024.