Processamento Auditivo Central em Crianças com Dificuldades Acadêmicas: revisão bibliográfica

Conteúdo do artigo principal

Tainard da Silva Leite Santos
Claudia Cruvinel Câmara
Danya Ribeiro Moreira
Leonardo Luiz Borges

Resumo

Resumo: acredita-se que para o desenvolvimento adequado da linguagem e das habilidades auditivas é necessário integridade básica dos sistemas nervoso central e periférico, uma vez que esta permite que o processo da aprendizagem ocorra de forma satisfatória. Objetivo: Verificar os testes utilizados para avaliar o Processamento Auditivo Central de crianças com Dificuldades Acadêmicas e observar os achados comuns na amostra. Método: Os dados foram coletados a partir de uma revisão sistemática da literatura em bases de dados eletrônicos. Resultados: Observou-se a utilização dos testes Dicótico de Dissílabos Alternados, Dicótico de Dígitos, Fala no Ruído, Padrão de Frequência, Logoaudiometria Pediátrica, Padrão de Duração, Dicótico Não-Verbal, Fala Filtrada e Gap in Noise. Os achados comuns na amostra referem-se aos testes Dicótico de Dissílabos Alternados, Dicótico de Dígitos, Fala no Ruído e Padrão de Frequência. Conclusão: Observamos associação entre Alteração do Processamento Auditivo Central e Dificuldades Acadêmicas.
Palavras-chave: Processamento Auditivo. Dificuldades Acadêmicas.
Transtorno de Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SANTOS, T. da S. L.; CÂMARA, C. C.; MOREIRA, D. R.; BORGES, L. L. Processamento Auditivo Central em Crianças com Dificuldades Acadêmicas: revisão bibliográfica. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 42, n. 3, p. 327–343, 2015. DOI: 10.18224/est.v42i3.4135. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/4135. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Tainard da Silva Leite Santos, PUC Goiás

Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Fonoaudióloga.

Claudia Cruvinel Câmara, PUC Goiás

Professora Mestre na PUC Goiás.

Danya Ribeiro Moreira, PUC Goiás

Professora Mestre na PUC Goiás.

Leonardo Luiz Borges, PUC Goiás

Professor Doutor na PUC Goiás.