Comportamento e Hábitos Vocais Pesquisados na Cidade de Niterói: um estudo piloto

Conteúdo do artigo principal

Domingos Sávio Ferreira de Oliveira
Tiago Rosa Pereira
karine Rhein

Resumo

Resumo: Objetivo: Investigar o grau de conscientização da população de
Niterói em relação aos hábitos vocais e divulgar a Campanha Nacional da Voz. Métodos: Participaram da pesquisa doze fonoaudiólogos voluntários, que receberam orientação sobre o teor da Campanha e instruções sobre o material de divulgação. Aplicou-se um questionário específico em 120 pessoas, entre 16 a 78 anos, transeuntes do calçadão da Praia de Icaraí. A pesquisa foi aprovada pelo CEP da Universidade Veiga de Almeida. Resultados: A conscientização da voz como instrumento de trabalho está relacionada ao uso e demanda dos indivíduos. Eles não se reconhecem como profissionais da voz.
Usam a voz moderadamente, não manifestam quadros severos de comportamento vocal e não reconhecem sua conduta vocal como abuso ou mau uso da voz. Conclusāo: Os hábitos vocais inadequados não foram associados às desordens vocais, o que mostra a falta de conhecimento sobre hábitos e condutas que podem prejudicar a voz.
Palavras-chave: Voz. Disfonia. Campanhas de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE OLIVEIRA, D. S. F.; PEREIRA, T. R.; RHEIN, karine. Comportamento e Hábitos Vocais Pesquisados na Cidade de Niterói: um estudo piloto. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 42, n. 3, p. 359–369, 2015. DOI: 10.18224/est.v42i3.4134. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/4134. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Domingos Sávio Ferreira de Oliveira, UNIRIO

Doutor em Estudos Linguísticos/Fonética Experimental (UFF). Mestre em Artes Cênicas/ Estética da Voz (UNIRIO). Especialista em Voz (CFFa.). Professor Associado do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Núcleo de Estudos da Voz (CLINVOZ) â Especialização. Fonoaudiólogo.

Tiago Rosa Pereira, PUC Goiás

Fonoaudiólogo. Colaborador da CLINVOZ â Núcleo de Estudos da Voz.

karine Rhein, PUC Goiás

Fonoaudióloga Especialista em Voz (CLINVOZ). Pesquisadora-bolsista da CLINVOZ â Núcleo de Estudos da Voz.