Considerações da Aplicação do Método PECS em Indivíduos com TEA

Conteúdo do artigo principal

Gabriela Coelho de Oliveira
Vanessa de Souza Vicente Rocha
Wilma Carvalho
Eliane Feleiro de Freitas

Resumo

Resumo: o objetivo deste estudo foi o de analisar a produção bibliográfica de trabalhos científicos relacionados à aplicação do método PECS em indivíduos com TEA. Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura. A análise dos artigos obteve coerência nos resultados, sendo possível perceber: 1 - A melhora na pragmática desses indivíduos, 2 - Desenvolvimento da interação social. 3 - Aumento na frequência de verbalizações. 4 - Ampliação no discurso verbal. 5 - Avanço no comportamento sócio comunicativo. 6 - Acréscimo de intencionalidade na comunicação. 7- Aumento de comportamentos adequados e diminuição dos comportamentos inadequados. 8 - Desenvolvimento de auto-ajuda. Entretanto, dados sobre o que é necessário para obter sucesso em cada fase do método, assim como aspectos do treino
que devem existir para promover a comunicação via PECS ainda permanecem obscuros, o que justifica a continuidade de pesquisas sobre a aplicação do método PECS com indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo.
Palavras-chave: PECS. Autismo. Fonoaudiologia. Comunicação
Alternativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE OLIVEIRA, G. C.; VICENTE ROCHA, V. de S.; CARVALHO, W.; DE FREITAS, E. F. Considerações da Aplicação do Método PECS em Indivíduos com TEA. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 42, n. 3, p. 303–314, 2015. DOI: 10.18224/est.v42i3.4129. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/4129. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriela Coelho de Oliveira, PUC Goiás

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Vanessa de Souza Vicente Rocha, PUC Goiás

Graduada em Fonoaudiologia pela PUC Goiás

Wilma Carvalho, PUC Goiás

Graduada em Fonoaudiologia pela PUC Goiás

Eliane Feleiro de Freitas, PUC Goiás

Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Linguagem pela PUC Goiás. Professora no curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás. Fonoaudióloga. Musicoterapeuta.