A Desoneração da Folha de Pagamento: os impactos causados na atividade de construção civil

Conteúdo do artigo principal

Israel Vieira Tavares Junior
Laula Ribeiro de Almeida
Cristina Barbosa dos Santos

Resumo

Resumo: objetivo deste estudo é apresentar as alterações ocorridas após entrada em vigor da Lei nº 12.546/2011 que determina uma substituição da base de cálculo para recolhimento da cota patronal ao INSS, onde a empresa deixará de contribuir com 20% sobre a folha de pagamento e passará a contribuir sobre receita com 1% ou 2% a depender da atividade econômica. Com base nestas informações, avaliar os impactos causados pela implantação da desoneração da folha de pagamento em uma empresa de Construção Civil do setor de empreendimentos imobiliários de Goiânia - GO. Pode-se observar que a empresa em estudo, foi vantajosa ter sido enquadrada na nova sistemática de recolhimento do INSS patronal através da Lei em vigor, a mesma apresentou um impacto financeiro positivo.
Palavras-chave: Desoneração. Folha de Pagamento. Alterações da lei
n°12.546/2011. Previdência Social. Construção Civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TAVARES JUNIOR, I. V.; DE ALMEIDA, L. R.; DOS SANTOS, C. B. A Desoneração da Folha de Pagamento: os impactos causados na atividade de construção civil. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 42, n. 2, p. 175–186, 2015. DOI: 10.18224/est.v42i2.4016. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/4016. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Israel Vieira Tavares Junior, PUC Goiás

Graduando de Ciências Contábeis na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

Laula Ribeiro de Almeida, PUC Goiás

Graduanda de Ciências Contábeis da PUC Goiás.

Cristina Barbosa dos Santos, PUC Goiás

Mestre em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Professora no curso de Ciencias Contábeis da PUC Goiás. Contabilista.