GOIÃ?NIA E SEUS AEROPORTOS: DOIS MOMENTOS DE MODERNIDADE

Conteúdo do artigo principal

Pedro Henrique Máximo Pereira
Luciana Saboia Fonseca Cruz

Resumo

Resumo: diante do fascínio da tecnologia e da máquina que marcaram o início do século 20 na produção urbanística no mundo e no Brasil, lançamos a seguinte questão: considerando-se a história dos aeroportos de Goiânia, tendo em vista o plano de modernidade e seu imaginário representado pela máquina, pode-se considerar que tais equipamentos em seus respectivos tempos representaram seu Zeitgeist?

Palavras-chave: Modernidade. Imaginário da Máquina. Attilio Correa Lima. Goiânia. Aeroporto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, P. H. M.; CRUZ, L. S. F. GOIÃ?NIA E SEUS AEROPORTOS: DOIS MOMENTOS DE MODERNIDADE. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 41, p. 107–118, 2015. DOI: 10.18224/est.v41i0.3872. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/3872. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Pedro Henrique Máximo Pereira, PUC Goiás

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-UnB. Professor nos cursos de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás e da UEG. Arquiteto e Urbanista pela UEG. Artista Visual pela UFG.

Luciana Saboia Fonseca Cruz, PUC Goiás

Doutora e Mestre em Théorie et Histoire de lâarchiteture et la Ville pela Université Catholique de Louvain (UCL), Bélgica. Professora nos cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-UnB. Arquiteta e Urbanista pela UnB.