TRÃ?S DESTAQUES SOBRE A TESE â??PRECISÃ?ES BRASILEIRASâ?

Conteúdo do artigo principal

António Manuel Corado Pombo Fernandes

Resumo

Resumo: este artigo comenta três destaques da tese Precisões Brasileiras que estuda a arquitetura moderna brasileira, anos 1930 e 1940: a incorporação dos quebra-sóis como elementos de controle térmico e partícipes da composição plástica; a existência de um tom brasileiro, uma brasilidade; e a abordagem sobre cada obra analisada pelo autor que considera fatos, contexto, versões preliminares e variantes, e comentários de terceiros.

Palavras-chave: arquitetura moderna brasileira, brasilidade, proteção solar, processo de análise da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES, A. M. C. P. TRÃ?S DESTAQUES SOBRE A TESE â??PRECISÃ?ES BRASILEIRASâ?. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 41, p. 67–78, 2015. DOI: 10.18224/est.v41i0.3869. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/3869. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

António Manuel Corado Pombo Fernandes

Mestre em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Conforto Ambiental pela FAU/USP-ABEA. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Goiás. Professor na PUC.Goiás. Fez estágio de 1982 a 1983 no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Lisboa, Portugal. Professor aposentado da UFG.