Influência do Estresse Agudo de Restrição sobre Processo Inflamatório Induzido pela Carragenina

Conteúdo do artigo principal

Roberta Bristot Silvestrin
Karin Kieling
Giovana Duzzo Gamaro
Edna Sayuri Suyenaga
Patrícia Ardenghi

Resumo

O estresse é um fator ambiental que altera respostas fisiológicas envolvendo a liberação de corticóides e catecolaminas. Os glicocorticóides afetam o sistema imune.
O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito do estresse agudo sobre o processo inflamatório em ratos estressados submetidos à  2h de restrição e controles. Após o estresse, foi realizado o modelo de pleurisia induzida pela carragenina. Os resultados demonstraram diferença nos leucócitos totais antes e depois da pleurisia apenas no grupo controle. Na contagem diferencial de leucócitos circulantes, foram encontradas diferenças no percentual de linfócitos e neutrófilos entre os grupos antes da indução do processo inflamatório. No exsudato pleural não foram encontradas diferenças no total de leucócitos e na análise nas células polimorfo e mononucleares em ambos os grupos. Os resultados sugerem que no estresse agudo, após imediata realização da pleurisia ocorrem alterações imunológicas que parecem não influenciar o processo inflamatório agudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVESTRIN, R. B.; KIELING, K.; GAMARO, G. D.; SUYENAGA, E. S.; ARDENGHI, P. Influência do Estresse Agudo de Restrição sobre Processo Inflamatório Induzido pela Carragenina. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 34, n. 6, p. 919–929, 2008. DOI: 10.18224/est.v34i6.248. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/248. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos