Contribuições para o Desporto Goiano

Conteúdo do artigo principal

Anderson Miguel Cruz
Tadeu João Ribeiro Baptista
Giannandréa Darques Cruz

Resumo

Assistir a uma partida de final de Copa do Mundo ou a uma final olímpica dos 100 metros rasos é empolgante. Alguns espectadores podem se tornar extáticos. São oito atletas selecionados entre milhares, são onze contra onze que eliminaram outros milhares. O que fizeram eles para serem os melhores do mundo naquele momento? O que deixaram de fazer os milhares para não estarem presentes?
Com base no treinamento desportivo moderno, com seu elevado teor de cientificidade, podem-se apontar inúmeros princípios inerentes a uma campanha de sucesso, independente da modalidade em questão, que estarão inevitavelmente ligados ao espaço da prática desportiva (estrutura), à  equipe multiprofissional envolvida (profissionais) e, não em último lugar, à s características biopsicossociais dos praticantes (atleta). Cada uma dessas categorias poder ser novamente dividida em seus princípios de constituição mais específicos, determinados pelas particularidades de cada modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MIGUEL CRUZ, A.; JOÃO RIBEIRO BAPTISTA, T.; DARQUES CRUZ, G. Contribuições para o Desporto Goiano. Revista EVS - Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, Brasil, v. 33, n. 4, p. 655–664, 2007. DOI: 10.18224/est.v33i4.144. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/144. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos