O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Declaramos que este texto enviado para avaliação é de nossa própria autoria e que não foi retirado de outros trabalhos. Dados pesquisados em fontes diversas são citados mediante nota bibliográfica ou explicativa, corretamente relacionados numa lista de títulos ao final do texto. Compreendemos que o plágio acadêmico é delito grave e que a Universidade tem meios legais para lidar com tal situação. Diante disso, estamos cientes de que nosso texto será submetido a um detector de plágio, após ser aceito pelo Editor da Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice, RTF ou WordPerfect.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O manuscrito original em word para submissão NÃO contém as identificações do autores (nome e filiação)

INSTRUÇÃO AOS AUTORES

Antes da submissão de um manuscrito os autores devem se inteirar do escopo da Revista Estudos – Vida e Saúde, suas características, processo de revisão e políticas editoriais. Os autores devem estar cientes e ter a certeza que o manuscrito não foi publicado anteriormente e que não está em fase de avaliação por outro periódico. No ato da submissão os autores assumem a responsabilidade por não estarem usando dados falsos ou copiados (plagiados). A Revista Estudos – Vida e Saúde se utiliza de métodos eletrônicos para identificação de similaridade que, se detectado, será devolvido imediatamente aos autores e rejeitada a submissão.

 

CONCEITOS A SEREM ENTENDIDOS:

  • Autoria: Cada pessoa consignada como autor deve ter participado efetivamente do trabalho e assumir a responsabilidade pública pela parte do artigo com a qual contribuiu e o documento submetido deve ter sido cuidadosamente lido por todos os autores, que devem concordar com o seu conteúdo.
  • Conflito de interesses: Devem ser mencionadas as situações que podem influenciar de forma inadequada o desenvolvimento ou as conclusões do trabalho, tais como a participação societária nas empresas produtoras das drogas ou dos equipamentos citados ou utilizados no trabalho, assim como em suas concorrentes da mesma.

 

ASPECTOS ÉTICOS:

* Ser humano: Todos os manuscritos que lidem com qualquer tipo de participação humana devem estar devidamente documentados de todo o processo de avaliação por um Comitê de Ética em Pesquisa, reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), seguindo as Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.

* Animais: Todos os manuscritos que lidem com qualquer tipo de experimentação com animais devem estar devidamente documentados de todo o processo de avaliação por uma Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

* Todos os trabalhos submetidos que envolvam seres humanos ou animais devem incluir na sessão métodos informação clara acerca da aprovação ética da pesquisa, data da aprovação e instituição.

 

TIPOS DE TRABALHOS ACEITOS:

* Artigo Original: Deve conter Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos (se houver) e Referências. O trabalho deverá ter no máximo 6.000 palavras (incluindo as referências), autores até no máximo de 6 (seis), quadros, tabelas e figuras (ilustrações, fotos e gráficos) no máximo 6 (seis) e conter até 30 referências. Caso seja necessário, Resultados e Discussão podem aparecer conjuntamente em um mesmo título. 

* Artigo de Revisão: Revisões (integrativa, sistemática e metanálise) abordando tema de importância para a área de ambiente e saúde. O trabalho deverá ter no máximo 6.000 palavras (incluindo as referências), autores até no máximo de 6 (seis), quadros, tabelas e figuras (ilustrações, fotos e gráficos) no máximo 6 (seis) e conter até 50 referências. Caso seja necessário, Resultados e Discussão podem aparecer conjuntamente em um mesmo título.

 

PREPARAÇÃO PARA SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

*** OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ANEXADOS AO SISTEMA DE SUBMISSÃO OS SEGUINTES ARQUIVOS:

Arquivo 1: Manuscrito Completo que deve conter a seguinte sequência: título em português, resumo, palavras-chaves (consultar DeCS), título em inglês, abstract e keywords, introdução, métodos, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos (se for o caso) e referências.

Os autores devem omitir todas as informações sobre a autoria. Apagar ou esconder nomes próprios e de instituições, título do projeto de pesquisa e nome de sua agência de fomento com o número do projeto, links externos para páginas pessoais e institucionais, entre outras. Para tal, é importante ler a submissão inteira para certificar-se que todos seus elementos permanecem anônimos (incluindo notas de rodapé e de agradecimento, fotos, figuras e tabelas, e outros elementos menores que podem passar despercebidos).

Arquivo 2: Página de identificação (seguir modelo. Link)

Arquivo 3: Formulário de submissão e declaração de direitos autorais (seguir modelo. Link)

Arquivo 4: Parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em seres humanos (se envolver seres humanos) ou parecer do CEUA (se envolver animais).

* OBSERVAÇÃO: Os manuscritos submetidos só seguirão o fluxo editorial se forem anexados os três arquivos citados acima. Exceção ao parecer ético a depender do tipo de estudo realizado.

 

 FORMATAÇÃO GERAL:

* Língua: Serão aceitos artigos em português e Inglês. No caso da língua inglesa o manuscrito deverá ser traduzido por um especialista ou empresa com certificação nesse tipo de serviço.

* Formato: O trabalho deve ser apresentado em formato A4 (21 x 29,7 cm) utilizando-se WORD para Windows. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12 para o texto e 10 para legendas de figuras e tabelas. Os pés de tabelas o tamanho da fonte deverá ser 10. Todos os capítulos primários e secundários do manuscrito devem ser tamanho 12 com a primeira letra maiúscula e negrito.

* Margens e espaçamento: As folhas devem apresentar margem esquerda, superior, direita e inferior de 2,5cm. Todo o texto deve ser digitado com espaço 1,5 e justificado.

* Paginação: Todas as folhas do trabalho devem ter a numeração começando a partir da primeira folha em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, tamanho 11. 

* Resumo e Abstract: Deve haver uma versão do resumo em português e um abstract em inglês com, no mínimo 200 e no máximo, 250 palavras. Ambas as versões devem ter o mesmo conteúdo. O resumo expressará o assunto tratado em um texto corrido que deve conter as informações referentes ao objetivo, métodos, resultados e conclusão. Devem acompanhar resumo e abstract entre três e seis palavras-chaves e keywords provenientes do DeCS, separadas por ponto e vírgula.

* Abreviaturas e Siglas: Quando aparece pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses.  Exemplo: Organização Mundial da Saúde (OMS). O restante do texto, caso necessário, colocar somente a sigla.

* Quadros, tabelas e figuras: Devem ser inseridos no corpo do texto com antecedência chamada textual. Somando-se os quadros, tabelas e figuras o máximo permitido são 6 (seis) no total.

* Citações: Devem seguir a formatação Vancouver. As referências devem ser numeradas sucessivamente pela ordem em que são mencionadas pela primeira vez no texto. Identificar as referências no texto, nos quadros e nas legendas com algarismos arábicos sobrescritos (A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum1). Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum1-4).

* Agradecimentos: São opcionais e, quando presentes, devem aparecer antes das referências bibliográficas. De acordo com a Portaria n. 206 de 4 de setembro de 2018, todos os trabalhos produzidos ou publicados, em qualquer mídia, que decorram de atividades financiadas, integral ou parcialmente, pela CAPES deverão, obrigatoriamente, fazer referência ao apoio recebido. A Revista Estudos – Vida e Saúde amplia essa obrigatoriedade para todo e qualquer instituição que tenha financiado a pesquisa a ser publicada na revista.

* Referências: A listagem das referências bibliográficas segue a formatação de texto indicada pela numeração do estilo Vancouver. É de responsabilidade dos autores a exatidão e correta correspondência das referências utilizadas ao longo do trabalho. Alguns exemplos abaixo:

Artigo em periódico com até 6 (seis) autores:

Pophali PA, Thanarajasingam G. Understanding health-related quality of life in patients with mantle cell lymphoma. Hematol Oncol Clin North Am. 2020;34(5):971-82.

Artigo em periódico com mais de 6 (seis) autores:

Silva ROP, Brandão KMA, Pinto PVM, Faria RMD, Clementino NCD, Silva CMF, et al. Mieloma múltiplo: características clínicas e laboratoriais ao diagnóstico e estudo prognóstico. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 2009;31(2):63-8.

Autor institucional:

The World Health Organization Quality of Life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Soc Sci Med. 1995;41(10):1403-9.

Referência proveniente de site

Quality of Life Group. Quality of life of cancer patients. Disponível em: <https://qol.eortc.org/questionnaire/eortc-qlq-c30/>. Acesso em: 10 out. 2020.