Foco e Escopo

A revista Estudos – Vida e Saúde (EVS), ISSN 1983-781X, é um periódico de fluxo contínuo de submissão e publicação em meio eletrônico gerenciada pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Saúde, que tem como a sua base fundamental a interdisciplinaridade dentro da área de meio ambiente e saúde. O objetivo maior está relacionado a divulgar trabalhos que contribuam com a disseminação do conhecimento nas diversas áreas que visem a qualidade da saúde e da vida humana. Entende-se como interdisciplinaridade a interação de uma ou mais disciplinas, em âmbito coletivo, com o objetivo de solucionar problemas complexos, nesse caso, ligados à vida e saúde humanas. Resulta em enriquecimento recíproco e na transformação de suas metodologias de pesquisa e conceitos. Dentro da concepção de Vida e Saúde, coloca-se como exigência interna, uma vez que seu objeto de trabalho – a saúde e a doença no seu âmbito social – envolve as relações sociais, as expressões emocionais e afetivas, o meio ambiente, a biologia, traduzindo, por meio da saúde e da doença, as condições e razões sócio históricas e culturais dos indivíduos e grupos.
Solicita-se aos autores que leiam todas as instruções das normas de publicação ao preparar o artigo e as revisem antes de iniciar o processo de submissão. Somente serão encaminhados aos consultores os manuscritos que estejam rigorosamente de acordo com as normas especificadas. As submissões somente poderão ser feitas pela internet, no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no endereço http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.

O processo de avaliação dos artigos submetidos ocorre em duas etapas, e passa por um sistema de revisão dupla (double blind review):

Primeira etapa: consiste em uma avaliação preliminar do Editor Chefe em conjunto com um membro do Corpo Editorial Científico, sempre que o Editor Chefe julgar necessário, que analisa a adequação dos trabalhos segundo a linha editorial da Revista, sua adequação ao escopo, e aspectos como contribuição e ineditismo do texto. Somente os trabalhos considerados por editores e conselheiros como relevantes para a comunidade e, em particular, para os leitores do periódico, prosseguirão para as demais etapas de avaliação.

Segunda Etapa: os originais dos artigos são encaminhados para a apreciação de dois pareceristas integrantes do Corpo de avaliadores, conforme o sistema blind review. Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área.

Periodicidade

Publicação de Fluxo Contínuo

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Critérios sobre Plágio

De acordo com os avanços éticos nas pesquisas científicas, os artigos aprovados na primeira fase desta Revista serão submetidos a um detector de plágio, autoplágio ou republicação de artigo inédito. Caso ocorra alguma dessas situações de similaridade, o artigo será avaliado pelo Conselho Editorial com base nas Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq (http://cnpq.br/diretrizes). Opiniões expressas em artigos assinados e a integridade de seus conteúdos são de responsabilidade absoluta de seus autores.

Administração da PUC Goiás

Grão-Chanceler
Dom Washington Cruz, CP

Reitora
Profa. Olga Izilda Ronchi

Pró-Reitora de Graduação
Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa

Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil
Profa. Márcia de Alencar Santana

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa
Profa. Priscila Valverde de Oliveira Vitorino

Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional
Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto

Pró-Reitor de Administração
Prof. Daniel Rodrigues Barbosa

Pró-Reitor de Comunicação
Prof. Eduardo Rodrigues da Silva

Pró-Reitora de Saúde
Profa. Irani Ribeiro de Moura

Chefe de Gabinete
Prof. Lorenzo Lago

Editora da PUC Goiás

Conselho Editorial

Priscila Valverde de Oliveira Vitorino | Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Alba Lucínia de Castro Dayrell | Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás
Angel Marcos de Dios | Universidade Salamanca, Espanha
Catherine Dumas | Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3, França
Edival Lourenço | União Brasileira de Escritores
Francisco Carlos Félix Lana | Universidade Federal de Minas Gerais
Hussam El-Dine Zaher | Universidade de São Paulo
Isabel Ponce de Leão | Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Jack Walter Sites Jr. | Brigham Young University, USA
José Alexandre Felizola Diniz-Filho | Universidade Federal de Goiás
José Maria Gutiérrez | Instituto Clodomiro Picado, Costa Rica
Lêda Selma de Alencar | Academia Goiana de Letras
Marcelo Medeiros | Universidade Federal de Goiás
Marcelo Rodrigues de Carvalho | Universidade de São Paulo
Nelson Jorge da Silva Jr. | Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Paulo Petronílio Correia | Universidade de Brasília
Steven Douglas Aird | Okinawa Institute of Science and Technology, Japan

Pagamentos de Taxas

Não há cobrança de taxas tanto para a submissão quanto para a avaliação de textos a serem publicados na EVS.

Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND

Só é permitido o download dos trabalhos publicados e o compartilhamento desde que atribuam crédito ao(s) autor(es), mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND.

Digital Object Identifier (DOI)

O Digital Object Identifier (DOI) é um número aplicado a qualquer forma de propriedade intelectual (livro, periódico, artigo, resenha, capítulo de livro, imagem, anais, autor entidade, autor individual...) publicada em versão impressa ou eletrônica, comercial ou não. É um sistema para localizar e acessar materiais na web, sobretudo publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, muitas das quais localizadas em bibliotecas virtuais.

Ficha Catalográfica

Estudos: Revista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. v. 1, n. 1 (1973) - Goiânia : Ed. da PUC Goiás, 1973-.

Trimestral

ISSN 0103-0876 versão impressa até 2005.
ISSN 1983-781X versão eletrônica (SEER/IBICT) em 2006.

CDU 001(05)"540.3"

Conflito de Interesses

A confiabilidade pública no processo de revisão por pares e a credibilidade de artigos publicados dependem em parte de como os conflitos de interesses são administrados durante a redação, revisão por pares e tomada de decisões pelos editores.

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, ideológica, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa.

O avaliador deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

Se os autores não estiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

Critérios sobre Retratação

A correção de inconvenientes éticos de artigo científico como, por exemplo, problema de autoria ou de não originalidade será resolvida em forma de retratação. Esse procedimento deverá ser apresentado em forma de um texto assinado pelos responsáveis com seus motivos, seguido do original completo, porém, iniciando seu título no Sumário com a expressão [artigo retratado]. Esse processo deverá ser avaliado pela Comissão Editorial e indicar a chancela de pelos menos três membros do Conselho Editorial.

Publicação Antecipada (Ahead of Print)

A publicação antecipada (ahead of print) consiste na disponibilização imediata do artigo para os leitores, assim que esteja completa a avaliação pelos pares e as revisões pelos autores, e que o artigo tenha sido aceito pela equipe editorial. Trata-se de uma diagramação provisória disponibilizada em versão eletrônica com o rótulo (ahead of print). Os artigos assim publicados já podem ser citados e indexados, embora não possuam uma paginação definitiva. A EVS (Estudos Vida e Saúde) usa o sistema de disponibilização progressiva dos artigos (fluxo contínuo) e visa atender à expectativa dos autores e leitores quanto à agilidade da publicação.