A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores

Conteúdo do artigo principal

Maria Célia da Silva Gonçalves
Luiz Síveres

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar as representações de formandos no curso de Pedagogia de uma Faculdade particular situada em João Pinheiro (MG), no que tange à importância da prática da pesquisa em seu curso, assim como, avaliar a internalização da importância da mesma na atuação do professor. Para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa na modalidade qualitativa, utilizando como instrumento um questionário aplicado aos trinta e cinco alunos da turma do oitavo período do curso. Os resultados sinalizam que esses alunos entenderam a pesquisa como busca, criação e processo de emancipação, tanto do educando quanto do professor, uma vez que possibilita a aquisição de novos conhecimentos. Todos os participantes da pesquisa foram categóricos em defender essa prática na formação do pedagogo e, para eles, ela é responsável pela formação continuada do professor. Os alunos pesquisados demostraram, ainda, terem lido teóricos de referência na sua formação e terem internalizado os conceitos concernentes ao exercício da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GONÇALVES, M. C. da S.; SÍVERES, L. A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e7250, 2020. DOI: 10.18224/educ.v22i1.7250. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7250. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Maria Célia da Silva Gonçalves, Faculdade do Noroeste de Minas-FINOM

Pós-Doutora em História pela Università degli Studi Del Sannio. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Pós-Doutoranda em História pela Universidade de Évora. Doutora em Sociologia e Mestre em História pela Universidade de Brasília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Mulheres, Trabalho e Negócios: empreendedorismo feminino no Noroeste de Minas Gerais e Sul de Goiás. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunidade Escolar: Encontros e Diálogos Educativos – CEEDE e do CIDEHUS.UE - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

Luiz Síveres, Universidade Católica de Brasília- UC

Pós-Doutor em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Docente/Pesquisador Permanente do Programa Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica de Brasília.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

DEMO, P. Saber pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2004.

DEMO, P. Educar Pela Pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

DEMO, P. Desafios modernos da educação. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

DEMO, P. Estudantes protagonistas, desafios abertos, motivação intrínseca. Disponível em https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vSzSghG5ns7-l97DpIdXi1qQ82346-Y9dUlkj1D-cx508UKtq5WSDm3_jYg0iv4rRiUAkn9NWLrESFI/pub. Acesso em: 28 maio 2018.

DEMO, P. Educação à Deriva. Disponível em http://pedrodemo.blogspot.com/2019/02/ensaio-383-educacao-deriva.html. Acesso em: 20 mar. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FAZENDA. I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 9. ed. São Paulo: Cortez. 2004.

IBGE. IBGE cidades @. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/ default.php. 2016. Acesso em: 20 mar.2019.

LIBÂNEO, J. C. Pontos críticos dos atuais cursos de Pedagogia. Presença Pedagógica, v. 11, n. 65, set./out. 2008.

LUCKESI, C. C. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1985.

MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

OLIVEIRA, G. F.; SILVA, G. S. S.; SOUZA, M. R. F. D. A formação do pedagogo e os desafios da educação no século XXI: representações de docentes do curso de Pedagogia de uma cidade do noroeste de Minas. Altus Ciência. v. 05, jan./dez. 2017.

PATRÍCIO, Z. M. Introdução à prática de pesquisa socioambiental. Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos. Florianópolis: UFSC/UFAL/FUNIBER, 2005.

SÍVERES, L. Universidade: torre ou sino? Brasília: Universa, 2006.

SÍVERES, L. Encontro e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida. Brasília: Liber Livro, 2015.

SÍVERES, L.; BALLUZ, E. H. A. S. Diálogos: desafios e possibilidades para (re)pensar a prática docente. In: SÍVERES, L. (org.). Diálogo: um princípio pedagógico. Brasília: Líber Livro, 2016.

TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Curso de pedagogia da Unesp. 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/195. Acesso em: 10 out. 2013.