A Relevância da Pesquisa na Formação Inicial de Professores
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
DEMO, P. Pesquisa: Princípio científico e educativo. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
DEMO, P. Saber pensar. 3. ed. São Paulo: Cortez, Instituto Paulo Freire, 2004.
DEMO, P. Educar Pela Pesquisa. 8. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
DEMO, P. Desafios modernos da educação. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
DEMO, P. Estudantes protagonistas, desafios abertos, motivação intrínseca. Disponível em https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vSzSghG5ns7-l97DpIdXi1qQ82346-Y9dUlkj1D-cx508UKtq5WSDm3_jYg0iv4rRiUAkn9NWLrESFI/pub. Acesso em: 28 maio 2018.
DEMO, P. Educação à Deriva. Disponível em http://pedrodemo.blogspot.com/2019/02/ensaio-383-educacao-deriva.html. Acesso em: 20 mar. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FAZENDA. I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 9. ed. São Paulo: Cortez. 2004.
IBGE. IBGE cidades @. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/ default.php. 2016. Acesso em: 20 mar.2019.
LIBÂNEO, J. C. Pontos críticos dos atuais cursos de Pedagogia. Presença Pedagógica, v. 11, n. 65, set./out. 2008.
LUCKESI, C. C. Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1985.
MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
OLIVEIRA, G. F.; SILVA, G. S. S.; SOUZA, M. R. F. D. A formação do pedagogo e os desafios da educação no século XXI: representações de docentes do curso de Pedagogia de uma cidade do noroeste de Minas. Altus Ciência. v. 05, jan./dez. 2017.
PATRÍCIO, Z. M. Introdução à prática de pesquisa socioambiental. Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos. Florianópolis: UFSC/UFAL/FUNIBER, 2005.
SÍVERES, L. Universidade: torre ou sino? Brasília: Universa, 2006.
SÍVERES, L. Encontro e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida. Brasília: Liber Livro, 2015.
SÍVERES, L.; BALLUZ, E. H. A. S. Diálogos: desafios e possibilidades para (re)pensar a prática docente. In: SÍVERES, L. (org.). Diálogo: um princípio pedagógico. Brasília: Líber Livro, 2016.
TOZONI-REIS, M. F. C. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Curso de pedagogia da Unesp. 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/195. Acesso em: 10 out. 2013.