EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA

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Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva
Simone de Fátima Flach

Resumo

Sob o materialismo histórico e dialético, problematizamos a relação entre educação integral e a possibilidade de emancipação humana no contexto do capitalismo. Para tanto, analisamos alguns conceitos amplamente difundidos e que se relacionam com o conceito de educação integral. Objetivando apontar uma possibilidade que se contraponha ao conceito hegemônico de educação integral abordamos o conceito ontológico de educação e sua relação com a emancipação humana. Ao final, indicamos, no limite da sociedade capitalista, a emergência da realização de atividades educativas de caráter emancipador, as quais colaboram na formação omnilateral e no avanço da discussão sobre educação integral.

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Como Citar
DA SILVA, K. C. J. R.; FLACH, S. de F. EDUCAÇÃO INTEGRAL: EM DEFESA DE UMA CONCEPÇÃO EMANCIPATÓRIA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 3, p. 717–737, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i3.6845. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6845. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Karen Cristina Jensen Ruppel da Silva, Faculdade Educacional de Arapoti-FATI.

Doutoranda em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Docente da Faculdade Educacional de Arapoti-FATI.

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.

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