TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS

Conteúdo do artigo principal

Joana Peixoto
Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar

Resumo

Analisamos o conteúdo de políticas públicas (BRASIL, 2014, 2011; KING, 2011; OCDE, 2015; WILSON et al., 2013; UNESCO 2009a, 2009b, 2009c) com o objetivo de desvelar as intencionalidades que fomentam a inserção das tecnologias digitais em rede em processos educativos por meio da inclusão digital. Foram identificados dois blocos temáticos: 1. a inserção dos países ditos em desenvolvimento na lógica digital como recurso para a empregabilidade e o crescimento econômico; 2. a inovação pedagógica com uso de tecnologias. Concluímos que os documentos expressam políticas que são geradoras de novos mecanismos de exclusão e ampliam o lastro das desigualdades econômicas e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEIXOTO, J.; DANIELA LIMA FIGUEIREDO ECHALAR, A. TENSÕES QUE MARCAM A INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE POLÍTICAS NEOLIBERAIS. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 3, p. 507–526, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i3.6836. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6836. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Joana Peixoto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação para Ciências e Matemática. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora da Universidade Federal de Goiás, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Kadjót e Colligat.

Referências

BARRETO, Raquel Goulart. As políticas de formação de professores: novas tecnologias e educação à distância. In: BARRETO, Raquel Goulart (Org.). Tecnologias educacionais e educação à distância: avaliando políticas e práticas. Rio de Janeiro: Quartet, 2001. p. 10-28.

BARRETO, Raquel Goulart. Mudaram os textos. E as leituras nas escolas? A página, Lisboa, ano 15, n. 155, p. 2, abr. 2006. Disponível em: http://www.apagina.pt/arquivo/artigo.asp?ID=4509. Acesso em: 20 jul. 2016.

BARRETO, Raquel Goulart. Configuração da política nacional de formação de professores a distância. Em Aberto, Brasília, v. 23, n. 84, p. 17-30, 2010.

BRASIL. Programa de fomento à elaboração e à implantação de projetos de inclusão digital: informatização de escolas públicas. Ago. 2011. Disponível em: http://www.mct.gov.br/upd_blob/0217/217384.doc. Acesso em: 19 jul. 2016.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2014/Lei/L13005.htm. Acesso em: 24 fev. 2016.

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada” para a educação. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 16, p. 133-169, 2001.

DECKER, Aline Inácio. A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014). 2015. 234 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, 2015.

DWYER, Tom; JACQUES, Wainer; DUTRA, Rodrigo Silveira; COVIC, André; MAGALHÃES, Valdo de Barros; FERREIRA, Luiz Renato Ribeiro; PIMENTA, Valdiney Alves; CLAUDIO, Kleucio. Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1303-1328, 2007.

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Formação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar: o PROUCA em questão. 2015. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Goiás, 2015.

ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo; PEIXOTO, Joana. Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educar em Revista, Curitiba, v. 61, p. 205-222, 2016.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: a consolidação do neotecnicismo no Brasil. In: FONTOURA, Helena Amaral da. Políticas públicas, movimentos sociais: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Coleção ANPED Sudeste 2011 (Livro 3), 2011. p. 72-90. Disponível em: http://www.fe.ufrj.br/anpedinha2011/ebook3.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr.-jun. 2012.

KING, Elizabeth (Org.). Aprendizagem para todos: Investir nos Conhecimentos e Competências das Pessoas para Promover o Desenvolvimento. Estratégia 2020 para a educação do Grupo Banco Mundial - Resumo Executivo. Washington, DC: Banco Mundial, 2011. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/ESSU/463292-1306181142935/Portguese_Exec_Summary_ESS2020_FINAL.pdf. Acesso em: 19 jul. 2016.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. v. I, tomo I, São Paulo: Nova Cultural Ltda., 1996. (Coleção Os Economistas).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

OCDE. Students, computers and learning: Making the Connection, PISA, OECD Publishing. 2015. Disponível em: http://www.oecd-ilibrary.org/docserver/download/9815021e.pdf?expires=1472394726&id=id&accname=guest&checksum=BFF1726C233CEB9ED867FA3EEA564F5D. Acesso em: 22 jul. 2016.

PAULANI, Leda Maria. O projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinâmica e seus impasses. In: NEVES, Lúcia; LIMA, Júlio César (Orgs.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: FioCruz, 2006. p. 67-105. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/CAPITULO_2.pdf. Acesso em: 10 out. 2016.

PEIXOTO, Joana. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 39-54, 2008.

PEIXOTO, Joana. Relações entre sujeitos sociais e objetos técnicos uma reflexão necessária para investigar os processos educativos mediados por tecnologias. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 61, p. 317-332, 2015.

RAVITCH, Diane. The death and life of the great American school system. How testing and choice are undermining education. New York: Basic Books, 2010.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4 ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

SHIROMA, Eneida Oto. Redes sociais e hegemonia: apontamentos para estudos de política educacional. In: AZEVEDO, Mário Luiz Neves de; LARA, Angela Mara de Barros (Orgs.). Políticas para a Educação: análises e apontamentos. Maringá: Eduem, 2011. p. 15-38.

UNESCO. Padrões de competências em TIC para professores: diretrizes de Implementação, versão 1.0, 2009a. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156209por.pdf. Acesso em: 19 jul. 2016.

UNESCO. Padrões de competências em TIC para professores: módulos de padrão de competências. 2009b. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001562/156207por.pdf. Acesso em: 19 jul. 2016.

UNESCO. Padrões de competências em TIC para professores: marco político. 2009c. Disponível em: http://unesco.org/images/0015/001562/156210por.pdf. Acesso em: 19 jul. 2016.

WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013. 194 p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf. Acesso em: 19 jul. 2016.