Apresentação

Conteúdo do artigo principal

Marilza Vanessa Rosa Suanno
Carlos Cardoso da Silva
Dalva Eterna Gonçalves Rosa

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SUANNO, M. V. R.; SILVA, C. C. da; ROSA, D. E. G. Apresentação. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 2, p. 308–314, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i2.6238. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6238. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Apresentação
Biografia do Autor

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás

Professora efetiva do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE – da Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona (2011-2012.Membro do Grupo de Pesquisa ECOTRANSD – Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade (UCB) coordenado pela Dra. Maria Cândida Moraes. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI – RIEC (Coord. UB/Espanha e Unibave-Brasil). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação – NUFOP/FE (UFG)

Carlos Cardoso da Silva, Universidade Federal de Goiás

Professor efetivo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE – da Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutor em Educação – UFG (2009). Membro dos Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, CNPq: a) Estudo da Formação e Atuação Docente via Estágio nas Licenciaturas; b) Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA-UFG); c) Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação – NUFOP/UFG

Dalva Eterna Gonçalves Rosa, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica (1979), especialização em educação pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). É professora de Estágio, Didática e Formação de professores da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Formação de Professores - NUFOP/FE e Coordenadora de Área do Projeto PIBID Interdisciplinar (Pedagogia, Geografia, Ciências Biológicas) - Campus Goiânia / UFG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando em relação aos seguintes temas: formação docente, ensino-aprendizagem e avaliação no ensino superior.

Referências

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8075/5719. Acesso em: 21/09/2013.

MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009. Disponível em: file:///C:/Users/MIELT/Downloads/dcart.pdf. Acesso em: 12/02/14.

MIZUKAMI, Maria das Graças N. et al. Escola e Aprendizagem da Docência. São Carlos: Edufscar, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido & LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 10. Ed. São Paulo. Cortez, 2012.

ROSA, Dalva Eterna Gonçalves e SOUSA, Luciana Freire Ernesto C. P. O estágio do curso de pedagogia da Universidade Federal de Goiás: a construção dos caminhos. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SILVA, Carlos Cardoso; SOUSA, Luciana Freire Ernesto Coelho Pereira. Imagens da formação docente: o estágio e a prática educativa (PRELO).

SILVA, Carlos Cardoso. A Didática na Perspectiva Fenomenológica. 275 p. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil, 2009.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Brasília: 2015. 493 f. Tese (Doutorado Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Católica de Brasília.

ZEICHNER, Kenneth. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta M.G. et.ali (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a). Campinas: Mercado das Letras, 2009.