Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância

Conteúdo do artigo principal

Milene Bartolomei Silva
Ordália Alves de Almeida

Resumo

Resumo: Esta pesquisa aborda o brincar de crianças internadas no contexto hospitalar, nas chamadas classes hospitalares. Como processo investigativo, recorreremos à abordagem qualitativa, com o objetivo de refletir na função e nos benefícios que a brincadeira oferece. Foi nossa intenção verificar in loco como essas crianças têm aproveitamento pedagógico com o uso da brincadeira durante o seu tratamento e qual o seu impacto para o desenvolvimento cognitivo, pois parte-se do pressuposto de que, no contexto hospitalar, a brincadeira surge como dispositivo que auxilia as crianças a superarem as inconveniências de seu estado de saúde e a aproveitarem melhor o período do tratamento, tornando a permanência no hospital mais agradável e descontraída.

Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Classes hospitalares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, M. B.; DE ALMEIDA, O. A. Brincar e Aprender em Hospitais: enfrentamento da doença na infância. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 33–51, 2016. DOI: 10.18224/educ.v19i1.5014. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5014. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Milene Bartolomei Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Coordenadora da linha de pesquisa “Educação, Saúde e Práticas Educacionais” do grupo de estudo GEPEDHI – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão.

Ordália Alves de Almeida, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou Pós-Doutoramento na área da Sociologia da Infância, no Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho, Braga/Portugal. Professora Associada II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.