A História das Instituições Escolares em Revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente

Conteúdo do artigo principal

Décio Gatti Júnior
Giseli Cristina do Vale Gatti

Resumo

Resumo: Reflexão no âmbito da História da Educação, particularmente na temática da História das Instituições Escolares. Inicialmente, examinamos o processo histórico que levou à emergência das instituições escolares no âmbito da concepção clássica de modernidade. Em seguida, apresentamos argumentos que atestam a importância da investigação na temática da história das instituições escolares e elencamos algumas das principais obras que constituem a historiografia sobre o assunto no Brasil. Por fim, buscamos evidenciar os principais aspectos e as inovações na investigação mais recente no âmbito teórico, metodológico e das fontes de pesquisa relacionadas à História das Instituições Escolares.

Palavras-Chave: História, Educação, Escola, Historiografia, Investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
JÚNIOR, D. G.; GATTI, G. C. do V. A História das Instituições Escolares em Revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos da investigação recente. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 2, p. 327–359, 2016. DOI: 10.18224/educ.v18i2.4553. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4553. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Titular de História da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba. Doutora em Educação, com estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.