<i>RIEN NE VAUT LA CHALEUR DE LA PRÃ?SENCE HUMAINE</i>: ENCURTANDO A DISTÃ?NCIA TRANSACIONAL

Conteúdo do artigo principal

Lia Raquel Oliveira

Resumo

Resumo: Conteúdos Educativas e Novas Literacias é uma disciplina do mestrado em Educação, Tecnologia Educativa, da Universidade do Minho. Entende-se o conceito de literacia de forma abrangente, reportando-se a todo um conjunto sofisticado de atividades significativas, situadas em contextos específicos. Narra-se e discute-se aqui a forma como a disciplina foi organizada, funcionou e foi avaliada â?? inteiramente online para catorze estudantes e blended para oito â??, focando as possibilidades/limitações de mediação providenciadas pela tecnologia, tendo em vista a superação da distância transacional e a valorização da comunicação interpessoal. Conclui-se que as possibilidades de superação desta distância dependem, especialmente, do professor.

Palavras-chave: pedagogia universitária; pedagogia online; ensino a distância; distância transacional; novas literacias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, L. R. <i>RIEN NE VAUT LA CHALEUR DE LA PRÃ?SENCE HUMAINE</i>: ENCURTANDO A DISTÃ?NCIA TRANSACIONAL. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 1, p. 168–188, 2015. DOI: 10.18224/educ.v18i1.4265. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4265. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Lia Raquel Oliveira

Doutora em Educação; Professora da Universidade do Minho, no Instituto de Educação, Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa; Investigadora do CIEd, Centro de Investigação em Educação.