ESTRAT�GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSA��ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E N�O INDÍGENAS EM FORMA��O CONTINUADA

Conteúdo do artigo principal

Arlinda Cantero Dorsa
Maria Cristina Lima Paniago
Rosimeire Martins Régis dos Santos

Resumo

Resumo: Nesse artigo, apresentamos a discussão sobre as questões tecnológicas, de interação e dialogismo e analisamos o uso das estratégias de polidez, nas conversações mediadas por computador (CMC) em interações ocorridas na rede social facebook. Os participantes da formação são pesquisadores de uma universidade privada de Mato Grosso do Sul, pertencentes ao GETED, e professores de uma escola indígena de Taunay, município de Aquidauana/MS. Os resultados apontam que a aprendizagem com os pares é evidenciada como uma estratégia positiva de interação e inclusão desses professores indígenas Terena, fortalecendo e ampliando seus saberes e fazeres, respeitando suas realidades específicas e particularidades.

Palavras-Chave: Formação Continuada de Professores. Estratégias de polidez. Redes Sociais. Professores Indígenas e não indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DORSA, A. C.; PANIAGO, M. C. L.; SANTOS, R. M. R. dos. ESTRATÃ?GIAS DE POLIDEZ NAS CONVERSAÃ?Ã?ES MEDIADAS PELO FACEBOOK ENTRE PROFESSORES INDÍGENAS E NÃ?O INDÍGENAS EM FORMAÃ?Ã?O CONTINUADA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 1, p. 102–119, 2015. DOI: 10.18224/educ.v18i1.4260. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4260. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Arlinda Cantero Dorsa

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Vice-líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED); Professora e vice- coordenadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Maria Cristina Lima Paniago

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Rosimeire Martins Régis dos Santos

Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB); Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED); Professora de cursos de Pós Graduação da UCDB/Virtual e Professora a Distância (Agente Pública Temporária do IFMS).