<b>Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?</b>

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José Maria Baldino
Cláudia Valente Cavalcante

Resumo

Resumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo na Educação Superior desde os anos 1990, com novas ondas de expansão institucional e modalidades diferenciadas de formação para atender as necessidades de uma sociedade tecnológica movida por um mercado competitivo e as dos jovens, sobretudo,
de escolas públicas, portadores de deficiências, negros e indígenas, que são o foco das políticas de cotas de acesso à universidade pública. Assim, este artigo objetiva discutir a situação do jovem no ensino superior, o sistema de cotas e as
propostas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 para a Educação Superior. Para este estudo foram utilizadas: a) pesquisa bibliográfica; b) dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/PNAD, 2009) e c) análise documental do PNE 2011-2020.

Palavras-chave: jovens, educação superior, sistemas de cotas, PNE 2011-2020.

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Como Citar
BALDINO, J. M.; CAVALCANTE, C. V. <b>Reconfiguração da educação superior brasileira, jovens e política de cotas sociais e raciais: o que preconizam as metas e estratégias do projeto do PNE 2011-2020?</b>. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 201–222, 2014. DOI: 10.18224/educ.v17i1.3602. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3602. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos