A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

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Simone Aparecida de Jesus
Gina Glaydes Guimarães Faria

Resumo

Discute-se como a literatura é tratada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), programa voltado para a formação continuada de professores alfabetizadores. A análise documental referente ao PNAIC-2013 e o levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, embasam a discussão sobre a concepção de literatura presente no ciclo de alfabetização, momento exemplar para a apreensão dos desafios da educação escolar em sua relação com a literatura. Concebida como um direito humano (CANDIDO, 2002, 2011), a literatura confronta-se com os resultados da pesquisa que indicam um esvaziamento do seu sentido formativo, mediante uma “escolarização inadequada” (SOARES, 2006).

Palavras-chave: Literatura. Leitura. Alfabetização. PNAIC.

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Como Citar
JESUS, S. A. de; FARIA, G. G. G. A LITERATURA COMO DIREITO HUMANO: UM DESAFIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 23, n. 1, p. e8685, 2021. DOI: 10.18224/educ.v23i1.8685. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8685. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate