A Educação a Partir da Experiência Estética Pré-Reflexiva Em Merleau-Ponty

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Mauricio Bueno da Rosa

Resumo

A educação, por muito tempo, persistiu em recorrer a um método de ensino que se fundamentava basicamente na transmissão de conhecimentos, no qual o docente representava a figura de poder e de conhecimento e o estudante era unicamente um receptor; portanto, a relação estabelecida nessa metodologia era unilateral. Na nossa interpretação, Merleau-Ponty entende isso como uma estrutura invisível que pode se manifestar graças à constituição do logos estético que possibilita perceber e expressar o mundo, de forma direta e original, sem intervalos e sem abismos; portanto, a experiência perceptiva e a vida são envolvidas por essa racionalidade originária. É precisamente nesta compreensão que queremos pensar uma educação orientada na racionalidade que se constitui no logos estético. A partir dessa concepção, surge outra ideia de educação que ilustra o processo da investigação filosófica, partindo de uma questão originária. No entanto, as reflexões acerca do assunto demonstram que, conforme o processo educacional começa a ser reconhecido como uma verdadeira experiência filosófica, o campo do exercício da educação passa a ser ampliado, ou seja, o fazer pedagógico ultrapassa a simples reprodução dos conhecimentos produzidos e perpetuados pela história da filosofia.

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Como Citar
ROSA, M. B. da. A Educação a Partir da Experiência Estética Pré-Reflexiva Em Merleau-Ponty. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e7576, 2019. DOI: 10.18224/educ.v22i1.7576. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7576. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Mauricio Bueno da Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Licenciatura em Filosofia pela PUC PR. Graduado em Educação Física e Pedagogia. Especialista em Magistério Superior e Aperfeiçoamento em Psicopedagogia. Membro do grupo de pesquisa "Hermenêuticas da cultura, mundo e educação" do PPGE/UFSC.

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