TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS

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Maria Nilceia de Andrade Vieira
Valdete Côco

Resumo

Este artigo destaca a recente trajetória da Educação Infantil brasileira com base em documentos publicados no país entre 1995 e 2012, focalizando especialmente concepções relacionadas à avaliação institucional. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa e de cunho exploratório, com procedimento de análise documental, pautada em aportes teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2009; 2010; 2011) em interlocução com ideias de Ball (2001) e Bloch (2002). Os resultados possibilitam uma compreensão da conjuntura histórica que marca a primeira etapa da educação básica no contexto político e indica que as concepções expressas nos documentos analisados fortalecem a defesa de processos de avaliação participativos na Educação Infantil.

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Como Citar
VIEIRA, M. N. de A.; CÔCO, V. TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM DOCUMENTOS OFICIAIS BRASILEIROS. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 269–286, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.7032. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7032. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Faculdade Estácio de Vila Velha, ES. Integrante da Equipe de Avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Vitória, ES. Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE).

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE).

Referências

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