A formação em pedadogia no curso de licenciatura plena parcelada em Goiás/Câmpus Pires do Rio (2000-2007)

Conteúdo do artigo principal

Rubslei Sabino da Silva
Wolney Honório Filho

Resumo

Resumo: Este texto trata da proposta de formação docente do curso de Licenciatura Plena Parcelada em Pedagogia, no Estado de Goiás, entre 2000 e 2007, através da criação do Programa Universidade para os Trabalhadores da Educação. Busca-se relacionar a formação indicada na proposta pedagógica na licenciatura em Pedagogia com a ideia de formação ao longo da vida. A metodologia utilizada foi análise de documentos da Universidade Estadual de Goiás e entrevistas (histórias de vida) com quatro professoras egressas do curso. Verifica-se uma complexidade formativa, onde há uma inter-relação entre vida pessoal e vida profissional, levando a professora a escolhas duras ao longo da vida, sacrificando família para se aperfeiçoar profissionalmente.

Palavras-Chave: História de Vida; Licenciatura Plena Parcelada; Formação Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, R. S. da; FILHO, W. H. A formação em pedadogia no curso de licenciatura plena parcelada em Goiás/Câmpus Pires do Rio (2000-2007). Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 709–736, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5415. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5415. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Ponto de Vista
Biografia do Autor

Rubslei Sabino da Silva, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Wolney Honório Filho, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão

Doutor em História e Professor da Unidade Acadêmica Especial - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, onde atua no Programa de Mestrado em Educação e no Curso de Pedagogia. É líder do NEPEDUCA – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Catalão.