A visão de educação e de ensino em Kant

Autores

  • Almiro Schulz UFG

DOI:

https://doi.org/10.18224/educ.v19i2.5412

Resumo

Resumo: O texto tem como objetivo apresentar uma visão sintética sobre a educação e o ensino na perspectiva de Kant a partir de textos onde o assunto é abordado. Trata-se de uma revisão bibliográfica e estruturação da educação kantiana em cinco tópicos nos quais se procura mostrar que a concepção de educação e de ensino pode ser compreendida como uma necessidade, partindo da afirmação que “O homem é a única criatura que precisa ser educada”. Como processo, a educação se desenvolve por diferentes fases: cuidado, disciplina e instrução, ou seja, fases física e prática. Como projeto, pois não se limita à educação do homem como indivíduo apenas, a educação em Kant visa à humanidade no sentido cosmopolita cujo fim é a humanização, quer dizer, a moralização como metodologia ou método da educabilidade, uma vez que, para ele, a educação é uma arte dentre as mais difíceis de ser exercida. Palavras-Chave: Necessidade da educabilidade. Processo da educabilidade. Projeto da educabilidade. Método da educabilidade.

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Biografia do Autor

Almiro Schulz, UFG

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo; graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Efetivo da Universidade Federal de Goiás - UFG. Atua na Faculdade de Filosofia e no Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica (Cepae).

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Publicado

14.02.2017

Como Citar

SCHULZ, A. A visão de educação e de ensino em Kant. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 650–671, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5412. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5412. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Temas em Debate