Gestão escolar e trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade

Conteúdo do artigo principal

Marta Sueli de Faria Sforni
Maria Terezinha Bellanda Galuch

Resumo

Resumo: Neste artigo busca-se refletir sobre o trabalho coletivo no espaço escolar. Para isso, recorre-se a escritos de Leontiev, para o qual a coletividade manifesta-se no compartilhamento físico e psíquico do que é comum entre as pessoas que realizam determinada atividade, havendo uma unidade entre o sentido pessoal de cada ação e o significado social da atividade. O trabalho coletivo na escola pode ser um meio de desenvolvimento dos sujeitos envolvidos, bem como de melhoria da atividade escolar se, orientando-se pelo significado social da instituição escolar, buscar a unidade entre as diferentes ações realizadas, não se restringindo ao aspecto formal da gestão democrática.

Palavras-chave: trabalho coletivo; Teoria da Atividade; gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SFORNI, M. S. de F.; GALUCH, M. T. B. Gestão escolar e trabalho coletivo: contribuição da teoria da atividade. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 474–497, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5403. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5403. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Doutora em Educação pela USP, Pós-Doutorado em Educação pela UNICAMP, Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Pedagoga, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Doutora em Educação pela PUC-SP, Pós-Doutorado em Educação pela USP, Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.