A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino

Conteúdo do artigo principal

José Carlos Libâneo

Resumo

Resumo: O texto apresenta a contribuição da teoria do ensino para o desenvolvimento de Vasili Davídov para o planejamento de ensino em instituições de formação de professores. Inicialmente, é trazida a problemática do ensino da didática e das didáticas especificas, permeada pela questão da dissociação entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico-didático nos currículos e metodologias de ensino. Em seguida, são apresentados os princípios e a estrutura conceitual da teoria do ensino para o desenvolvimento como uma via de superação dos impasses na formação pedagógica de formadores de professores, concluindo com indicações de procedimentos de planejamento e organização do ensino e aprendizagem com base nessa teoria.

Palavras-chave: teoria histórico-cultural; ensino desenvolvimental; didática; docência universitária; pedagogia universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LIBÂNEO, J. C. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 353–387, 2017. DOI: 10.18224/educ.v19i2.5391. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5391. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

José Carlos Libâneo, PUC Goiás

Doutor em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Pós-doutor pela Universidade de Valladolid, Espanha. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (Pontifícia Universidade Católica de Goiás).