AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?

Conteúdo do artigo principal

Anna Carolina de Souza Feitoza
Fernanda Müller
Maria Fernanda Farah Cavaton

Resumo

O artigo analisa o conteúdo de 29 registros de avaliação, que foram organizados em três categorias: descritivos, objetivos e descritivo-objetivos. As avaliações descritivas tratam do desenvolvimento das crianças e apresentam adjetivos e advérbios que qualificam a sua ação, introduzindo um componente moral. As avaliações objetivas contam com possibilidades pré-determinadas de resposta associadas ao desempenho das crianças. As avaliações descritivo-objetivas mesclam as características das duas outras tipologias, criando uma estrutura que permite a escrita livre e a resposta a um questionário objetivo. Diante de cada uma das categorias, o artigo busca responder a questão: afinal, o que avaliar?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FEITOZA, A. C. de S.; MÜLLER, F.; CAVATON, M. F. F. AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AFINAL, O QUÊ?. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 21, n. 2, p. 324–344, 2019. DOI: 10.18224/educ.v21i2.5214. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5214. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Anna Carolina de Souza Feitoza, Universidade de Brasília (UnB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília.

Fernanda Müller, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Maria Fernanda Farah Cavaton, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Processos em Desenvolvimento Humano e Saúde. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Referências

ALEXANDER, Robin. Pédagogie, Culture et Comparison: visions et versions d’école élémentaire. La Revue Française de Pedagogie. 142, 5-19, 2003. Disponível em: http:/www.scholar.google. com Acesso em 14 out. 2008.

ALEXANDER, Robin. Culture, dialogue and learning: notes on an emerging pedagogy. CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR COGNITIVE EDUCATION AND PSYCHOLOGY, 10. Durham, 2005. Disponível em: http://www.scholar.google.com. Acesso em: 14 out. 2008.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Experiência e observação: de Rousseau ao Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 779-792, dez. 2011.

BONDIOLI, Anna (Org.). O tempo no cotidiano infantil: perspectivas de pesquisa e estudo de casos. Tradução Fernanda L. Ortale e Ilse Paschoal Moreira. Revisão técnica: Ana Lúcia Goulart de Faria e Elisandra Girardelli Godoi. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Congresso Nacional, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: maio de 2013.

BRASIL. Lei Federal 9.394 de 26 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Referencial Curricular Nacional para a Educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 1998.

BRASIL. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Lex: legislação federal marginalia, Brasília, nov. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação, Coordenação de Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Infantil: Subsídios para construção de uma sistemática de avaliação. Brasília: MEC, 2012.

BRASIL. Lei Federal 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm.

DIDONET, Vital. A avaliação na e da educação infantil. In: GUIMARÃES, Célia Maria; CARDONA, Maria João; OLIVEIRA, Daniele Ramos (Orgs.). Fundamentos e práticas da avaliação da educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2014, p. 339-355.

EDWARDS, Carolyn; FORMAN, George; GANDINI, Lella (orgs.). As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1999.

EDWARDS, Carolyn; FORMAN, George; GANDINI, Lella (orgs.). Professor e aprendiz: parceiro e guia. O papel do professor. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. V. 2. Tradução Marcelo de A. Almeida. Porto Alegre: Penso, 2016, p. 153-174.

FERRARI, Monica et al. Ideias orientadoras para a creche: a qualidade negociada. Tradução Maria de Lourdes Tambaschia Menon. Campinas: Autores Associados, 2012.

FONI, Augusta. A programação. In: BONDIOLI, Anna; MANTOVANI, Susanna (orgs.). Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos – uma abordagem reflexiva. Tradução Rosana Severino Di Leone e Alba Olmi. 9. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 140-160.

FORMAN, George; FYFE, Brenda. Aprendizagem negociada pelo design, pela documentação e pelo discurso. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. V. 2. Tradução Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: Penso, 2016, p. 249-271.

GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn (orgs.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Tradução Daniel Etcheverry Burguño. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn (orgs.). Conectando-se por meio dos espações de cuidado e de aprendizagem. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (Orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. V.2. Tradução Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: Penso, 2016a, p. 315-336.

GANDINI, Lella; EDWARDS, Carolyn (orgs.). O Professor observador: a observação como uma ferramenta recíproca do desenvolvimento profissional. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George (orgs.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Tradução Marcelo de Abreu Almeida. V. 2. Tradução Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: Penso, 2016b, p. 175-186.

GOBBI, Marcia Aparecida. Conhecimento histórico e crianças pequenas: Parques infantis e escola municipal de educação infantil. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 28, n. 02, p. 203-224, jun. 2012.

GODOI, E. G. Avaliação na educação infantil: um encontro com a realidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.

GUIMARÃES, Célia Maria; OLIVEIRA, Daniele Ramos de. Estudos sobre avaliação na/da Educação Infantil: tendências das pesquisas e das práticas brasileiras (1996-2011). In: GUIMARÃES, Célia Maria; CARDONA, Maria João; OLIVEIRA, Daniele Ramos de. (orgs.). Fundamentos e práticas da avaliação na Educação Infantil. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014. p. 93-110.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SOUZA, C. P. S. et al. (orgs.) Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: FDE. Série Idéias; n. 22, p. 51-59, 1994.

HOFFMANN, J. Avaliação na pré-escola. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 1997.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora na educação infantil. In: GUIMARÃES, Célia Maria; CARDONA, Maria João; OLIVEIRA, Daniele Ramos (orgs.). Fundamentos e práticas da avaliação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2014, p. 243-254.

KRAMER, S. Com a Pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. 10. ed. São Paulo: Ática, 1997.

MOYLES, Janet. (org.). Fundamentos da Educação Infantil: enfrentando desafios. (Introdução). Tradução Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 13-17.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Currículo na educação infantil: dos conceitos teóricos à prática pedagógica. In: SANTOS, Marlene Oliveira; RIBEIRO, Maria Izabel Souza (orgs.). Educação infantil: os desafíos postos. Salvador: Sooffset, 2014, p. 187-193.

OSTETTO, Luciana Esmeralda et al. Deixando marcas...: A prática do registro no cotidiano da educação infantil. 2. ed. Florianópolis: Cidade Futura, 2002.

PANIAGUA, Gema; PALACIOS, Jesús. Educação infantil: respostas educativas à diversidade. 2. ed. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2007.

ROSEMBERG, Fúlvia. Políticas de educação infantil e avaliação. Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p. 44-75, jan./abr. 2013.

ROSSETTI-FERREIRA, M. C. et al. (Org.). Rede de significações: e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. 6. ed. Tradução José Cipolla Neto; Luís S. Menna Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Construindo a avaliação formativa em uma escola de educação infantil e fundamental. In: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas et al. (orgs.). Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004, p 114-143.