AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES

Conteúdo do artigo principal

Luciana Martha Silveira

Resumo

Resumo: A presença das tecnologias digitais no ensino de artes tem sido evidenciada como uma realidade multiplicada em diferentes contextos. Além das artes, várias áreas do conhecimento se preocupam em estudar e compreender seu desenvolvimento, a partir de um tecnocentrismo e sua influência no papel mediador do professor. A lógica do usuário que age em função da máquina deve ser substituída pela lógica da intervenção. Neste contexto, discute-se a validade da experimentação que parte de dispositivos ou processos tecnológicos em quatro situações, localizando sua utilização como artefato e como linguagem na mediação do professor de artes.

Palavras-chave: Artes. Intervenção. Tecnologia. Artefato. Linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVEIRA, L. M. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO ARTEFATO E COMO LINGUAGEM NO ENSINO DAS ARTES. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 1, p. 120–128, 2015. DOI: 10.18224/educ.v18i1.4261. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4261. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Luciana Martha Silveira

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutora na Universidade de Michigan (EUA); Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE/UTFPR); Artista visual.