<b>Tendências históricas da educação dos jovens e adultos no Brasil: da subordinação a tentativas de amancipação</b>

Conteúdo do artigo principal

Josué Vidal Pereira

Resumo

Resumo: Este artigo tem por finalidade apresentar um panorama histórico da educação de jovens adultos no Brasil. Busca-se identificar os momentos nos quais acontece a aproximação entre a EJA e a Educação Profissional e, principalmente, perceber o alcance e a natureza dessas políticas em termos de possibilidade de emancipação dos trabalhadores. Verificou-se que historicamente a quase totalidade das ofertas educativas voltadas ao público da EJA são marcadas pela superficialidade e o aligeiramento dos currículos, de modo a manter a subordinação dos trabalhadores às demandas do sistema produtivo. Não obstante, a política de integração curricular, ou seja, a
articulação entre formação básica e técnico-profissional, tendo a categoria trabalho como fundamento maior das práticas pedagógicas tal como se verificou no Proeja, aponta para uma nova referência em termos de política pública para os trabalhadores.

Palavras-chave: história da educação de jovens e adultos, políticas públicas para a EJA no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA, J. V. <b>Tendências históricas da educação dos jovens e adultos no Brasil: da subordinação a tentativas de amancipação</b>. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 17, n. 1, p. 175–200, 2014. DOI: 10.18224/educ.v17i1.3599. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3599. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos