A Recepção da Obra e o Leitor Jovem: uma (nem) tão difícil conjugação

Conteúdo do artigo principal

Eliana Gabriel Aires

Resumo

Resumo: este artigo pretende discutir a recepção do texto literário, descrevendo situações que induzem os jovens leitores a dar respostas criativas em interações dialógicas. Este levantamento refere-se a duas novelas juvenis de autoria da brasileira Lygia Bojunga Nunes, Paisagem e Fazendo Ana Paz. As ficções de Lygia Bojunga, valendo-se de uma linguagem de múltiplas significações, frequentemente exigem um leitor especial, capaz de preencher as lacunas do texto e, mesmo, reconhecer-se na trama. Decidimos ouvir esse leitor, deixando-o falar de sua vida e de seus objetivos, verificando como a leitura das novelas de Bojunga influenciou seu modo de pensar e de agir.

Palavras-chave: Leitura. Leitor. Novela juvenil. Recepção. Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AIRES, E. G. A Recepção da Obra e o Leitor Jovem: uma (nem) tão difícil conjugação. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 15, n. 2, 2013. DOI: 10.18224/educ.v15i2.2522. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/2522. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos