Avaliação Provinha Brasil: tendências e perspectivas na alfabetização dos anos iniciais

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Marilda Pasqual Schneider

Resumo

Resumo: o estudo analisa a Provinha Brasil, enquanto uma política de regulação
dos currículos escolares no processo de alfabetização das crianças, tendo em conta a
implantação do Ensino Fundamental de nove anos. Levanta percepções de docentes
acerca das influências desta avaliação no trabalho escolar. Constata a sua influência na
atuação pedagógica dos docentes porquanto tomada como um dos indutores de qualidade
da educação básica. Alerta sobre possível tendência à reificação da prática docente a
partir dos conteúdos aferidos na avaliação. Assinala a necessidade de não redução do
currículo às habilidades requeridas dos alunos na Matriz de Referência da prova.

Palavras-chave: avaliação Provinha Brasil, Alfabetização nos Anos Iniciais, tendências,
perspectivas

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Como Citar
SCHNEIDER, M. P. Avaliação Provinha Brasil: tendências e perspectivas na alfabetização dos anos iniciais. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 14, n. 2, p. 283–295, 2012. DOI: 10.18224/educ.v14i2.1965. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1965. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos