DA CIRCULA��O DAS ID�IAS PEDAG�?â??GICAS: NECESSàRIA ALTERA��O DOS CONCEITOS, FELIZ IDENTIDADE DA ID�IA PESTALOZZI NA AM�RICA DO NORTE

Conteúdo do artigo principal

Michel Soà«tard

Resumo

O presente artigo trata da difusão das idéias de Pestalozzi na América do Norte, ilustrando a tese da necessária alteração dos conceitos, quando se trata da circulação das idéias pedagógicas entre contextos distintos. Parte de uma recomposição histórica (de meados do século XVIII a meados do século XX), relatando como os difusores da perspectiva teórica de Pestalozzi entraram em contato com suas idéias e as experiências por eles desenvolvidas nos EUA - tanto no que diz respeito aos institutos destinados à  educação das crianças e dos jovens, como à s escolas Normais para formação de professores. A partir daí, apresenta John Dewey como aquele que mais retomou, explorou e difundiu a herança pestalozziana. Destaca o desejo dos dois autores de romper com o idealismo filosófico dominante, o que os faz convergir para um projeto pedagógico baseado na ação ou na experiência e um projeto político em defesa da democracia. Por fim, o texto apresenta: a) a essência democrática do projeto pedagógico, b) a dimensão metafísica e religiosa da educação e c) a relação com a indústria, como ilustrações da maneira pela qual a visão teórica de Pestalozzi se encarna no projeto pedagógico de Dewey.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOÀ«TARD, M. DA CIRCULAÃ?Ã?O DAS IDÃ?IAS PEDAGÃ??â??GICAS: NECESSàRIA ALTERAÃ?Ã?O DOS CONCEITOS, FELIZ IDENTIDADE DA IDÃ?IA PESTALOZZI NA AMÃ?RICA DO NORTE. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 12, n. 1, p. 11–29, 2010. DOI: 10.18224/educ.v12i1.893. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/893. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos