A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS

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Isaíde Bandeira da Silva
Fátima Maria Leitão Araújo
Joilson Silva de Sousa

Resumo

Este artigo aborda a Lei 11.645/2008 e a questão indígena nos livros didáticos. O objetivo é analisar como três coleções de livros didáticos de história do Ensino Fundamental, que constam no Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2014, trabalham a temática indígena em textos, atividades e iconografias. Utilizamos como referencial teórico Bittencourt (2006; 2011), Pinsky (2009), Grupioni (1996), Ribeiro (2009), dentre outros. Desse modo, refletimos sobre os caminhos que se entrelaçam com lutas e conquistas destes povos durante anos, por seu reconhecimento e sua valorização homologada na legislação civil e educacional brasileira.

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Como Citar
DA SILVA, I. B.; ARAÚJO, F. M. L.; DE SOUSA, J. S. A LEI 11.645/2008 E A QUESTÃO INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 20, n. 3, p. 691–716, 2017. DOI: 10.18224/educ.v20i3.6842. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6842. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Isaíde Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Pós doutora em Educação pela UFU/MG. Doutora em Educação pela UFRN. Mestre em História Social pela UFC. Graduada em História pela UECE. Professora do curso de História da FECLESC/UECE. Professora do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da UECE.

Fátima Maria Leitão Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da UECE.

Joilson Silva de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI/UECE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: História, Memória, Sociedade e Ensino – CNPq/UECE.

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