A Organização da Instrução Primária nos Livros de Registro em Sergipe (1850-1861)

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Simone Silveira Amorim
Gleidson Santos da Silva

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar como funcionavam os mecanismos de controle no que diz respeito ao acompanhamento do estado sobre os professores públicos primários em Sergipe entre 1850 e 1861. As categorias de análise de Elias (1994) de Configuração e Interdependência ajudaram a compreender como se configurou a instrução primária no século XIX. Para tanto, foi utilizado o aporte teórico e metodológico da História Cultural. O recorte temporal de 1850 a 1861 está relacionado com os Livros de Registro de Ofícios Expedidos pelo governo provincial, pois neles ficavam registradas as ações do Estado para com o ensino público. Assim, observou-se que controle Estatal sobre os professores primários se desenvolveu através de uma rede de funcionários públicos que concedia ou negava benefícios, fiscalizava, avaliava e punia de acordo com a legislação do período.

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Como Citar
AMORIM, S. S.; SILVA, G. S. da. A Organização da Instrução Primária nos Livros de Registro em Sergipe (1850-1861). Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 22, n. 1, p. e5418, 2019. DOI: 10.18224/educ.v22i1.5418. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5418. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

Simone Silveira Amorim, Universidade Tiradentes

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Pós-doutora pela University of Massachusetts - Boston (2018). Professora PPG I da Universidade Tiradentes no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisadora do ITP/SE. Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas.

Gleidson Santos da Silva, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT. Mestre em Educação Pela Universidade Tiradentes (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação e Sociedade: sujeitos e práticas educativas.

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