O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação

Conteúdo do artigo principal

José Wilson Rodrigues de Melo

Resumo

Resumo: O olhar docente sobre o livro didático situa a pesquisa sobre o pensamento dos/as professores/as. O objetivo do artigo é analisar as ideias dos professores para compreender o protagonismo do livro didático na organização curricular. A metodologia utilizada teve uma abordagem qualitativa. A técnica de coleta dos dados foi a entrevista semiaberta. A análise de conteúdo foi a técnica da análise de dados. Esta aproximação é possibilitada pelas técnicas do método. Os resultados apresentados seguem na disposição de alguns fragmentos do discurso dos docentes. A valorização do pensamento docente é importante para as políticas curriculares como manifestação das políticas educacionais.

Palavras-chaves: currículo em ação, pensamento docente, livro didático, políticas curriculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MELO, J. W. R. de. O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 259–280, 2016. DOI: 10.18224/educ.v19i1.5024. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5024. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Temas em Debate
Biografia do Autor

José Wilson Rodrigues de Melo, Universidade de Montréal – UdM

Pós-doutorando em Ciências da Educação, Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Montréal – UdM (CA), Departamento de Psicopedagogia e Andragogia. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela – USC (ES). Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins – UFT. E-mail: [email protected]