Do Brincar Com Jogos Digitais ao Brincar Para Jogos Digitais em Comunidades de Prática

Conteúdo do artigo principal

Georgia Daniella Feitosa de Araújo Ribeiro
Flávia Mendes de Andrade e Peres

Resumo

Resumo: Este artigo aborda algumas implicações de práticas sociais para o desenvolvimento de jogos digitais na educação infantil, com a participação de crianças e de suas culturas infantis ao longo do processo de desenvolvimento. Fundamenta-se em categorias epistemológicas centrais, as quais se relacionam com: Cognição/Aprendizagem Situada e Comunidades de Prática; Culturas Infantis/ Culturas de Pares; Design Participativo com crianças. Desse modo, são tecidas reflexões sobre as consequências de uma mudança de paradigma na educação formal escolar (especificamente educação infantil), em que à criança possa ser dada a possibilidade de criação de brinquedos típicos da contemporaneidade, realçando seu lugar de atores sociais.

Palavras-chave: Jogos digitais; Comunidades de Prática; Infância

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, G. D. F. de A.; ANDRADE E PERES, F. M. de. Do Brincar Com Jogos Digitais ao Brincar Para Jogos Digitais em Comunidades de Prática. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 1, p. 53–75, 2016. DOI: 10.18224/educ.v19i1.5015. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5015. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos Temáticos
Biografia do Autor

Georgia Daniella Feitosa de Araújo Ribeiro, UFRPE/FUNDAJ

Mestre em Educação, no Programa de Pós Graduação em Educação Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ). Professora na Instituição de Ensino Faculdade Metropolitana da Grande Recife (FMGR).

Flávia Mendes de Andrade e Peres, UFPE

Doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE) e Professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco no Departamento de Educação e no Programa de Pós Graduação em Educação Culturas e Identidades (UFRPE/FUNDAJ).